- Publicidade -
CotidianoSanasa constrói 20 reservatórios e troca 450 Km de tubulação

Sanasa constrói 20 reservatórios e troca 450 Km de tubulação

Investimentos com reservatórios são da ordem de R$ 300 milhões e adicionarão mais de 54 milhões de litros à população

- Publicidade -

A Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento) de Campinas está construindo 20 novos reservatórios de água na cidade, com entrega prevista ao longo de 2024. Os investimentos são da ordem de R$ 300 milhões e adicionarão mais de 54 milhões de litros à população – segundo a Prefeitura.

- Publicidade -

Hoje, a cidade conta com 73 reservatórios, com capacidade de 142 milhões de litros. Ainda de acordo com a Prefeitura, essa quantidade é suficiente para cobrir a demanda da população por 20 horas em caso de um eventual acidente, como, por exemplo, a queda de energia para o bombeamento até às estações de tratamento.

Dos 20 novos reservatórios, 16 são fabricados em aço aparafusados a chapas de aço carbono de revestimento vitrificado. Os tetos são feitos com alumínio. Todo o material é importado da Alemanha.

- Publicidade -

Tubos

Até o fim de 2024, a Prefeitura também pretende trocar 450 km de tubulações da rede de distribuição de água, que reduzem o desperdício do líquido. Atualmente, Campinas tem um índice de perdas na distribuição de 20%, metade da média nacional (40%).

A troca de redes faz parte do Programa de Redução de Perdas, que começou em 1994 e que substituiu 450 km nesses últimos 26 anos.

 “Para a troca das redes antigas por novas, a cidade foi dividida em 14 lotes, o que levou em consideração as localidades onde havia mais incidência de rompimentos. Seis lotes já foram concluídos, outros seis estão em andamento, com execução de obras entre 36% e 99%; e outros dois estão em processo de licitação. Até o momento, já foram trocados 350 km”, explicou o presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior.

Desde que foi instituído esse programa, 611 bilhões de litros de água deixaram de ser retirados dos rios que abastecem Campinas, apesar de a cidade ter 400 mil novos habitantes (de 800 mil para 1,2 milhão).

As novas redes são fabricadas em polietileno de alta densidade (PeAd) e duram mais de 50 anos.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: https://bit.ly/2XrTytC

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

Vídeo: repórter de filiada da Globo leva socos ao vivo

Vítima de acidente com helicóptero mandou áudio impactante antes de fatalidade

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -