- Publicidade -
CotidianoSaúde: Campinas expande leitos do SUS e contrata 6,7 mil cirurgias para reduzir filas

Saúde: Campinas expande leitos do SUS e contrata 6,7 mil cirurgias para reduzir filas

De acordo com o Executivo, cirurgias serão realizadas no prazo de um ano; novos leitos englobam enfermaria e UTI, com unidades pediátricas

- Publicidade -

A secretaria de Saúde de Campinas anunciou nesta sexta-feira (30) a expansão dos leitos do SUS Municipal e a contratação de novos procedimentos cirúrgicos. Segundo a Prefeitura, serão acrescentados 23 novos leitos, e 6,7 mil cirurgias foram contratadas, com previsão de realização dentro de um ano. Pelo menos quatro mil pessoas devem ser beneficiadas.

De acordo com o Executivo, a ampliação do número de leitos visa garantir maior capacidade de assistência, principalmente em períodos de sazonalidade, quando aumenta a incidência de doenças respiratórias. Os novos leitos englobam enfermaria e UTI, inclusive com unidades pediátricas.

Já os procedimentos cirúrgicos contratados pela Saúde incluem cirurgia de catarata e cirurgias de varizes convencionais e de escleroterapia – veja lista completa abaixo.

Além disso, a Administração afirmou que desde o início do ano mantém diálogo com o governo do Estado para reivindicar a abertura de vagas de baixa e média complexidades na região.

“Em julho nos comprometemos a ampliar a retaguarda de leitos em até um mês e cumprimos o prazo. Estes 23 leitos são extremamente importantes para ampliar a capacidade de assistência. As contratações de procedimentos cirúrgicos reforçam o compromisso da Secretaria de Saúde em reduzir o tempo de espera dos pacientes”,

explicou o secretário de Saúde, Lair Zambon.

Cirurgias serão custeadas por emendas parlamentares

Os convênios da Saúde foram realizados com os hospitais Irmandade de Misericórdia de Campinas e Real Sociedade Portuguesa de Beneficência.

Já as contratações de procedimentos cirúrgicos foram viabilizadas por meio de habilitações da Pasta e consideram as modalidades previstas no PNRF (Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas).

Este ano, segundo a Prefeitura, foram destinadas emendas parlamentares municipais, estaduais e federais para custeio de procedimentos cirúrgicos, o que, de acordo com a Prefeitura, também contribuiu para a ampliação da oferta.

- Publicidade -

Aumento no número de leitos

De acordo com o Executivo, a OMS (Organização Mundial da Saúde) estima uma média global de 3,2 leitos hospitalares para cada mil habitantes. Na América Latina e Caribe, essa média é de dois leitos por mil habitantes.

Em Campinas, atualmente, existem 2,48 leitos para cada mil habitantes, enquanto no Brasil a média é de 1,99.
Entre 2021 e 2024, o número de leitos SUS Campinas aumentou de 885 para 925 leitos hospitalares. Segundo o Executivo, o aumento é motivado por convênios da Saúde com hospitais e na Rede Mário Gatti.

Estrutura de Saúde de Campinas

  • SUS municipal – 925 leitos
  • Caps (Centros de Atenção Psicossocial) – 84 leitos
  • Casa da Gestante – 20 leitos
  • Além disso, os (SAD) Serviços de Atendimento Domiciliar atendem, em média, 800 pacientes.

Como serão divididos os 23 novos leitos SUS municipal?

  • 15 leitos de enfermaria
  • 2 leitos de enfermaria pediátrica
  • 2 leitos de UTI pediátrica
  • 4 leitos de UTI adulto

Quais cirurgias foram contratadas?

- Publicidade -
Giovanna Peterlevitz
Giovanna Peterlevitz
Repórter no ACidade On Campinas. Tem experiência na cobertura de grandes factuais nacionais e internacionais, nas diversas áreas de jornalismo. Já atuou em direção de imagens, edição de vídeo, produção, reportagem, redação e edição de textos e também na apresentação de telejornais e programas de entrevista.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -