- Publicidade -
CotidianoSemáforos: Emdec tem média de 4,6 furtos de fios por mês

Semáforos: Emdec tem média de 4,6 furtos de fios por mês

Balanço em Campinas considera crimes de janeiro a março deste ano; veja outros dados

- Publicidade -

 

Semáforos são alvos de criminosos em Campinas (Foto: Denny Cesare/Código 19)

- Publicidade -

Campinas registrou entre janeiro e março deste ano 14 furtos de fios de semáforos, o que equivale a 4,6 ocorrências por mês e 116 metros de fiação.

Ao longo de todo o ano passado, foram 82 ocorrências deste tipo na cidade, totalizando 3,6 km de ligações elétricas que foram alvos dos criminosos.

Somando os 12 meses anteriores e o primeiro trimestre deste ano, a rede semafórica do município teve 96 casos, com média de 6,4 furtos de cabos por mês.

Os dados são da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), que confirma que a situação é comum, mas sempre resolvida.

“Em todas as situações, o funcionamento dos semáforos é prontamente restabelecido. A Emdec registra boletins de ocorrência e aciona os órgãos de segurança pública (Polícia Civil e Guarda Municipal)”, diz a nota da empresa.

- Publicidade -

Além disso, conforme o comunicado, equipes de segurança patrimonial da Emdec também realizam rondas pelas vias para coibir esse tipo de situação.

NA CAPITAL PAULISTA

Assim como Campinas, a capital paulista também registra o problema. Somente e janeiro e março deste ano, 126 quilômetros de fiação elétrica precisaram ser reinstalados após furto ou vandalismo a semáforos das ruas e avenidas.

Em São Paulo, esse tipo de crime teve alta na pandemia, com o esvaziamento das ruas devido às restrições e também por conta da crise econômica, que fez dos fios alvos dos criminosos, de pessoas vulneráveis e do comércio ilegal.

Os dados do 1º trimestre, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), indicam 1,8 mil ocorrências desses crimes. O total resultou em uma alta de 91% em relação ao mesmo período do ano passado, com 968 registros.

OUTROS FURTOS

Além dos semáforos, outras estruturas e equipamentos da Emdec também costumam ser furtados em Campinas. No último dia 14, por exemplo, dois homens foram detidos pela GM (Guarda Municipal) carregando telha.

O material, de acordo com a corporação, havia sido levado de uma estação do BRT (Bus Rapid Transit) que fica próxima ao Hospital Municipal Ouro Verde. Eles foram flagrados pouco antes de repassarem as telhas a um receptador.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -