O prédio onde funcionou o Cine Cardeal, em Serra Negra, foi reintegrado nesta semana ao patrimônio do município. O imóvel, atrás da praça John Kennedy, ao lado da Fonte São Carlos, tem uma área entre 1.280 m² e 1.500 m², com auditório de aproximadamente 800 lugares. A construção encontra-se bastante deteriorada e não se sabe qual será seu destino.
Entenda o caso
Nos anos 60, Serra Negra publicou um edital para doação do terreno, onde hoje está o prédio. A Sociedade Progresso ganhou o direito de receber a área e em 1966 recebeu a doação para que construísse um imóvel para que funcionasse como um cinema.
O Cine Cardeal esteve em atividade durante 30 anos. Depois disso, nas décadas de 1990, 2000 e 2010, o imóvel ficou parado. Em 2015 a Procuradoria Jurídica do município ajuizou uma ação requerendo a recuperação do prédio ou a sua reforma. A municipalidade ganhou o direito de retomar a posse do terreno e por consequência o imóvel.
A decisão é ainda provisória, pois a sentença que determinou a devolução aguarda o trânsito em julgado, ou seja, quando não cabe mais recurso.