Com um investimento de R$ 1,6 milhão, uma réplica do famoso monumento “Fontana Di Trevi”, em Roma, deve ser inaugurada em Serra Negra nos próximos meses. O local fica no Centro, principal região turística da cidade, e por isso anima os comerciantes, que já sentem os efeitos positivos – leia abaixo.
Construída na Rua Antônio Jorge José e vizinha da Fonte dos Italianos, que é verdadeira e conhecida pelos turistas, a réplica não poderá ter a água consumida pelos visitantes. Mas mesmo em execução e com previsão de conclusão nas próximas semanas, o novo local já chama a atenção de quem visita o município.
“Nesse momento de construção a gente já vê um fluxo de pessoas tirando fotos, principalmente com o uso das redes sociais e o Instagram. A gente já vê uma movimentação nesse sentido para que as pessoas façam as suas fotos”, comenta o presidente da associação Comércio Forte Serra Negra, Rafael Acorsi.
Para ele, inclusive, a iniciativa deve beneficiar não só o comércio do município, como todas as demais atividades que dependem do movimento turístico. “Qualquer obra que gere atratividade turística é bem-vinda. Essa não é diferente. E é uma réplica bem fiel à obra original”, elogia ainda Acorsi.
LEIA TAMBÉM
Morcego albino, raríssimo no Brasil, é encontrado em quintal de casa no interior de SP
Campinas tem ‘feirão’ com 3,3 mil vagas em cursos gratuitos; veja lista
A RÉPLICA
Pensada para representar os laços da estância turística com a Itália, a réplica é menor do que o ícone da capital italiana e foi projetada em escala para representar a fonte original. A área da atração tem 370 metros quadrados e mobilizou a reforma das calçadas próximas por conta da expectativa de fluxo.
“Quando pronta, a Fontana terá 11 metros de altura, a partir do espelho d’água, e 20,7 metros de largura. O espelho d’água terá nove bicos distribuidores e a cascata 40 projetores de luz subaquática em led. O conjunto de esculturas tem catorze peças produzidas por moldes de silicone e gesso, sobre esculturas de EPS, com finalização de revestimento em fibra de vidro”, detalha a Prefeitura.
A ORIGINAL
A “Fontana Di Trevi” original possui 26 metros de altura e 20 metros de largura, foi inaugurada em 1735 e é assinada pelo escultor Nicola Salvi e baseada em um projeto do artista barroco Gian Lorenzo Bernini. Local famoso entre os turistas, o monumento se tornou um dos pontos turísticos mais fotografados do mundo.
LEIA MAIS
Quantos países Glória Maria visitou? Jornalista teve mais de 15 passaportes