A prefeitura de Serra Negra realizou diversos trabalhos de limpeza nas vias da estância hidromineral na madrugada desta quarta-feira (19) após o temporal registrado na noite da última terça-feira (18) na região. De acordo com a administração municipal, a Secretaria de Serviços Municipais está operando na desobstrução de ruas.
A ação conta com o apoio da Garagem Municipal e cerca de 10 máquinas, tratores e caminhão Pipa. Segundo a prefeitura, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) também auxiliou na lavagem de vias da cidade.
De acordo com o Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), Serra Negra registrou 64,2 mm de precipitação, sendo 49,3 mm somente entre às 20h20 e 21h da última terça. Segundo a Defesa Civil do estado de São Paulo, Serra Negra está em estado de atenção, com um acumulado de 85 mm nas últimas 72 horas. Confira imagens da chuva na região:
Famílias desabrigadas
Em um vídeo postado em sua rede social, o prefeito Elmir Chedid (DEM) afirmou que cinco famílias precisaram ser socorridas e que algumas casas correm o risco de desmoronamento. A prefeitura também afirmou que a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e o Fundo Social de Solidariedade trabalham para atender as famílias que sofreram prejuízos ou ficaram desabrigadas após as chuvas intensas.
A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Daniele Pachioni, afirmou que a chuva atingiu seis residências e cerca de 15 indivíduos tiveram seus pertences e casas invadidas pela água e lama. Segundo a secretária, todas as famílias foram alocadas em residências de familiares e quatro casas precisaram ser interditadas. Além disso, uma família passou a noite no hospital da cidade após precisar de atendimento médico.
“A gente vai fazer um levantamento do que a Assistência Social de fato pode fornecer como ajuda com alimentação, roupas, colchões e qualquer coisa que a família precisar”, relata o Coordenador do Centro de Referência em Assistência Social, Renan Fazolim Medeiros.
A administração municipal salienta que quem precisar da Assistência Social por alguma dificuldade em decorrência das chuvas pode entrar em contato pelos telefones:
*CREAS: (19) 3892-7970;
*CRAS: (19) 3892-4790.
Danos da chuva
Segundo um balanço divulgado pela prefeitura de Serra Negra, foram registrados diversos pontos de alagamento nas vias da cidade. O acesso à Lindoia e ao bairro da Serra, localizado na Rua Nossa Senhora do Rosário, está impossibilitado devido à queda de uma árvore que bloqueia a pista nos dois sentidos.
Já no bairro dos Francos, a água com lama invadiu imóveis, incluindo a EMEB Albino Brunhara. A administração também informou que o Parque Fonte São Luiz teve parte do alambrado danificado.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, um muro caiu sobre uma residência na Avenida Roberto Cazotto, no bairro São Luiz. Ninguém se feriu. Três casas acima do muro que divide a rua foram interditadas e as famílias remanejadas, segundo a corporação. Parte do muro do Cemitério Jardim da Saudade também cedeu.