Sete novos casos de febre maculosa foram confirmados em Campinas nesta terça-feira (23) referentes ao ano passado. A infomação é da secretaria de Saúde e todos os casos os pacientes já estão curados.
Por causa desses novos registros, a quantidade de infectados pela febre maculosa em 2023 chegou a 17. A quantidade de vítimas fatais chegou a sete. Ainda não há confirmações sobre 2024.
Ainda de acordo com o levantamento, com esses sete novos casos, os 17 de 2023 representaram um aumento de 54,5% no total de infectados em relação a 2022, quando houve 11 pacientes.
Qual o perfil das vítimas da febre maculosa?
Quanto à idade e ao sexo dos pacientes, dos sete, quatro são crianças, duas são mulheres e um é homem.
Já “a redução na ocorrência de mortes é resultado de ações de comunicação e educação em saúde, direcionadas tanto à população quanto aos profissionais de saúde”, afirmou a coordenadora da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), Marcela do Prado Coelho.
O que é febre maculosa?
É uma doença infecciosa causada por bactéria que é transmitida pela picada de uma das espécies de carrapato (carrapato-estrela). Por isso, ela não é transmitida de uma pessoa pelo contato com outra.
Sintomas, segundo o Ministério da Saúde
- Febre
- Dor de cabeça intensa
- Náuseas e vômitos
- Diarreia e dor abdominal
- Dor muscular constante
- Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés
- Gangrena nos dedos e orelhas
- Paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões, causando parada respiratória
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO TUDO EP
Como se proteger de raios em dias de chuva? Veja dicas
Prazo para solicitar isenção de taxa no Concurso Unificado vai até sexta