Setembro começou na última quinta-feira (1º) e já trouxe um alívio para as baixas temperaturas que encerram o mês de julho. Entretanto, um prognóstico sazonal do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, aponta uma nova frente fria logo nos primeiros dias do mês, além de chuvas além da média na segunda quinzena – veja detalhes abaixo.
De acordo com a previsão do Centro, as temperaturas médias devem ficar na casa dos 22,2ºC, com mínima de 15,8ºC e máxima de 28,5ºC. Apesar de os primeiros dias do mês apresentarem elevação nos termômetros em vista do último mês, o final de semana pode deixar uma nova queda brusca nas temperaturas.
A primeira quinzena deverá ter dois episódios rápidos de frio: o primeiro, mais marcante, entre os dias 4 e 5, e um segundo por volta do dia 14, sendo eles intercalados por dias quentes. Os indicativos para a segunda quinzena apontam para poucas chances de períodos muito quentes ou muito frios.
LEIA MAIS
Campinas confirma mais três casos de varíola dos macacos e soma 59
Dois homens são detidos após furto de mangueira de incêndio em Sumaré; veja vídeo
“Teremos uma frente fria que causará mudanças no tempo entre 4 e 5 de setembro. As chances de chuva são pequenas, mas teremos céu nublado, ventos fortes e queda nas temperaturas. Depois disso, indicativos apontam mais para os dias 14 ou 15, mas ainda não é possível passar muitos detalhes”, relata o meteorologista do Centro, Bruno Bainy.
“PRIMAVERA METEOROLÓGICA”
O Prognóstico Sazonal do Cepagri avalia o trimestre de setembro, outubro e novembro, que compreende a chamada “primavera meteorológica” e marca o início da estação chuvosa, tendo pico entre dezembro e fevereiro e se estendendo até março. Segundo o resumo climático do Centro, setembro deve ter uma média de 5,8 dias de chuva, com precipitação de 62 mm.
“Tem indicativos de que a gente pode ter uma primavera com chuvas mais dentro da média e, talvez, até um pouco acima da média”, relata Bainy. Ainda segundo o prognóstico, o mês de setembro tem perspectiva de maiores acumulados de chuva entre os dias 7 e 16.
“Setembro tem uns bons indicativos de chuva para a próxima semana e para a semana seguinte. Então, o começo de setembro pode ter alguns volumes importantes de chuva a começar nos dias 6 e 7, e a gente deve ter alguns períodos na sequência”, completa o meteorologista.
LEIA TAMBÉM
Horóscopo: confira a previsão para os signos nesta sexta-feira (2/9)