Socorro adere a Campanha “Dezembro Verde” contra o abandono de animais. Nesse mês, o monumento do Cristo será iluminado na cor da ação e o projeto Pet Friendly, criado pelo município, promove a conscientização sobre a guarda responsável. Além disso, a Secretaria do Meio Ambiente intensifica a fiscalização para coibir casos de abandono e maus-tratos.
A campanha foi criada por meio da lei 5481/20 e propõe atividades, como iluminação de prédios, palestras e atividades educativas, dentre outras ações. As denúncias podem ser feitas através do WhatsApp da fiscalização do município (19) 99613-7057 ou pelo e-mail fisc.ambiental@socorro.sp.gov.br.
“A ideia da campanha é estimular a guarda responsável dos animais de estimação. Sua criação é uma responsabilidade que envolve toda a família, mudando seus hábitos e a rotina da casa. É fundamental ter consciência de que o animal vai gerar custos com alimentação e serviços veterinários, por exemplo, e que irá viver, em média, 12 anos. Para isso, a família precisa de espaço e tempo para cuidar do novo morador”, explica o veterinário Jairo Lugli.
A lei pune criminalmente o responsável pelo abandono e maus-tratos.