A Primavera começa oficialmente no Brasil no próximo sábado (23), mas a última semana do Inverno deve ser bem quente, já que uma forte onda de calor deve atingir grande parte do Brasil, deixando a segunda quinzena de setembro excepcionalmente quente.
De acordo com o Clima Tempo, as altas temperaturas serão causadas por um bloqueio atmosférico, que impedirá que as frentes frias passem do Rio Grande do Sul.
LEIA MAIS
Domingo deve ser de sol e calor em Campinas
Perdeu a carreta da Serasa? Veja como renegociar dívidas pela internet
Com isso, o calor ficará acima do normal para esta época do ano, com sol forte, principalmente em áreas do interior de Santa Catarina, no Paraná, em grande parte das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, além dos estados de Rondônia, Tocantins e em áreas do Pará e Amazonas.
As capitais do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro devem ter calor extremo no próximo fim de semana (23 e 24 de setembro), podendo atingir marcas históricas de calor, chegando na casa dos 40ºC.
CAMPINAS
Em Campinas, ainda de acordo com o Clima Tempo, as temperaturas devem ficar entre 18ºC e 34ºC nesta segunda-feira (17), podendo chegar a 35ºC a partir de quarta-feira (20) e aos 37ºC no domingo (24).
De acordo com os dados históricos do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, entre 1990 e 2022, a temperatura média para setembro é de 22,5ºC, com a mediana mínima de 10,7ºC e máxima de 34,4ºC. A temperatura média de setembro de 2023, até agora, é de 22,8ºC, com a média das máximas em 33,8ºC e das mínimas em 11,8ºC.
LEIA TAMBÉM