Quem acordou cedo nesta segunda-feira (3) e olhou para o céu, pode perceber uma lua fora do comum, antecipando a chegada da Superlua, que estará visível em sua totalidade a partir da tarde de hoje.
A Superlua Cheia, também conhecida como “Superlua dos Cervos”, apresentará um brilho mais intenso e um tamanho aparente até 7% maior. Na região de Campinas, poderá ser vista a partir das 17h55. O astrônomo do Observatório Municipal de Campinas, Júlio Lobo, explicou esse fenômeno.
“Quando a Lua nascer hoje, por volta de 17h55 na nossa região, as pessoas poderão ver uma lua ainda mais bonita. Por conta da curvatura da Terra e pela refração atmosférica a lua vai parecer bem grande, isso será mais um efeito de ilusão. Mas a lua estará 7% maior e uns 10% mais brilhante. Geralmente a distância média da lua e Terra é de 384 mil/km e hoje ela vai chegar a uns 361 mil/km. Então no começo da noite vai dar pra ver e dá para preparar os celulares e fazer foto da lua”.
Para observar o fenômeno o especialista explicou que é necessário olhar na direção Leste, no lado oposto ao pôr do sol. A melhor hora para observar é assim que a lua estiver surgindo no horizonte, o que pode criar a ilusão de um tamanho ainda maior. Ele ainda adiantou que nesse momento, é provável que a lua exiba tonalidades avermelhadas, devido à interação com a atmosfera.
“Faça da sua casa o seu próprio Observatório. Você não vai precisar de binóculos e nem nada. Só procurar um lugar com uma visada livre e curtir”.
LEIA TAMBÉM
Polo Astronômico de Amparo terá programação de férias; veja valores
Veja como fica o tempo neste começo de semana em Campinas
SUPERLUA CHEIA OU SUPERLUA DOS CERVOS?
Superlua Cheia e Superlua dos Cervos significam a mesma coisa. Na verdade, o segundo nome tem origem dos povos nativos norte-americanos.
“Eles preservam esses contos indígenas. Então, o nome faz referência de quando a galhada dos cervos começava a cair. Depois, a Lua do Esturjão, quando observava maior quantidade de peixes na época da procriação. E assim vai indo”, diz o astrônomo.
LUAS CHEIAS EM AGOSTO
Neste ano, os astrônomos calculam a ocorrência de, ao menos, 13 Luas Cheias. Lobo explicou que um desses fenômenos será a Blue Moon (Lua Azul, em português), que acontecerá no final de agosto.
“No mês que vem, vamos ter duas Luas Cheias. Isso ocorre a cada três anos, mais ou menos”, explica Lobo. O astrônomo também convida o público para assistir ao fenômeno no Observatório de Campinas. “O observatório lota de gente. Nós já fazemos isso há uns 20 anos e, todas as vezes, usamos licença poética e colocamos um filtro azul, para as pessoas realmente verem a Lua na cor azul”.
O Observatório de Campinas está localizado na estrada do Capricórnio, na Serra das Cabras. Ainda não há uma programação confirmada.
CALENDÁRIO DAS LUAS CHEIAS
1 de agosto: Superlua do Esturjão;
31 de agosto: Superlua Azul;
29 de setembro: Superlua da Colheita;
28 de outubro: Lua do Caçador;
27 de novembro: Lua do Castor;
27 de dezembro: Lua Fria.
LEIA MAIS
Lobo-guará fica ferido após ser atropelado em Jaguariúna; resgate causa bloqueio na Campinas-Mogi