- Publicidade -
CotidianoSurto de febre maculosa em Campinas: prefeito convoca reunião emergencial para discutir medidas

Surto de febre maculosa em Campinas: prefeito convoca reunião emergencial para discutir medidas

Fazenda de Campinas teve surto de contaminação; veja vítimas, locais de risco e como se prevenir

- Publicidade -

 

O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos) convocou uma reunião em “caráter emergencial” com toda a área de saúde da cidade no final da manhã desta quarta-feira (14). Segundo a Prefeitura, o encontro foi agendado para discutir medidas de enfrentamento contra a febre maculosa.

Campinas confirmou ontem (13) um surto de febre maculosa na Fazenda Santa Margarida, no distrito de Joaquim Egídio, após a morte de três pessoas que frequentaram o evento “Feijoada do Rosa” no final do mês de maio e se infectaram no local.

Até o momento, a cidade já registrou cinco mortes pela doença no ano. Três mortes foram confirmadas nesta semana e todas as vítimas haviam frequentado o mesmo evento na fazenda. Ontem, a Saúde também confirmou a morte de uma adolescente de 16 anos, que também tinha frequentado o evento. A causa da morte da jovem ainda é investigada.

Segundo a Administração, após a reunião de hoje o prefeito estará à disposição para informar sobre novas medidas.

LOCAIS DE RISCO 

- Publicidade -

Após as confirmações, um levantamento da Prefeitura de Campinas detalhou 12 áreas com risco de transmissão da febre maculosa.  Segundo a Administração, há alerta nas seguintes regiões da cidade:

  • Sousas
  • Joaquim Egídio
  • Barão Geraldo
  • Parque Ecológico
  • Parque das Águas
  • Parque Botânico
  • Lagoa do Mingone
  • Lagoa do São Domingos
  • Ouro Verde
  • Fazenda Chapadão
  • Lagoa do Taquaral
  • Lago do Café

AS VÍTIMAS DO EVENTO

No final da tarde desta terça-feira (13) a cidade confirmou que o empresário e piloto, Douglas Costa, de 42 anos, que também esteve em Campinas, em 27 de maio no evento também morreu pela doença. Ele era namorado da dentista Mariana Giordano, de 36 anos, que teve a morte confirmada ontem pelo Instituto Adolfo Lutz.

A SES (Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo) ainda confirmou nesta terça a morte de uma terceira pessoa, uma mulher de 28 anos, de Hortolândia, que frequentou o mesmo evento. As três pessoas morreram no dia 8 de junho.

INTERDIÇÃO

Após ser notificado, o Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde) anunciou uma série de ações de prevenção, informação e mobilização contra a febre maculosa na Fazenda Santa Margarida.
Segundo a Prefeitura, “a fazenda só poderá fazer novos eventos quando apresentar um plano de contingência ambiental e de comunicação”. Os responsáveis pelo local foram notificados sobre a importância da sinalização quanto ao risco da febre maculosa.

Em nota, a Fazenda ressaltou que a responsabilidade pelo controle e prevenção da febre maculosa é atribuída ao município e informou que “sempre agiu e age de acordo com todas as normas e exigências legais relacionadas à vigilância sanitária, bem como mantém um rigoroso processo de manutenção e cuidados em relação ao espaço e sua conservação”. Veja a nota completa aqui.

A DOENÇA

A febre maculosa tem cura, mas o tratamento precisa ser iniciado precocemente com antibióticos adequados. A diretora do Devisa, Andrea von Zuben, informa que o principal sintoma da doença é a febre alta que pode ser confundida com outras enfermidades.

“Por isso é importante que o médico sempre pergunte ou que o paciente relate que esteve em área de vegetação com presença de carrapato ou capivara. Com esse histórico, o tratamento deve ser iniciado imediatamente”, relata.

Campinas e região é área endêmica para a febre maculosa. Este ano, com o caso da dentista e do empresário, são quatro casos confirmados, sendo que os quatro morreram. Dois eram de moradores da cidade e um o da dentista de São Paulo e o quarto o do empresário de Jundiaí.

COMO SE PREVENIR

A prevenção contra a doença é baseada em impedir o contato com o carrapato. Portanto, em locais onde haverá exposição ao bicho, algumas medidas podem ajudar a evitar a infecção, como:

  • usar roupas claras para ajudar a identificar o bicho
  • utilizar calças, botas e blusas com mangas compridas ao caminhar em áreas arborizadas e gramados
  • evitar andar em locais com grama ou vegetação alta e usar repelentes de insetos
  • repelentes de insetos também são aliados
  • quando for a uma área de mata, fazer busca em si e nos animais de estimação por carrapatos a cada três horas

REMOÇÃO:

  • a remoção do carrapato deve ser feita com uma pinça. Não se deve apertar ou esmagar o carrapato, mas puxar com cuidado e firmeza
  • depois de tirar o carrapato inteiro, é indicado lavar a área da mordida com álcool ou sabão e água
  • depois disso, se deve  colocar todas as peças de roupas em água fervente para retirar os insetos
- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -