- Publicidade -
CotidianoTempestades e chuvas colocam Campinas em estado de atenção

Tempestades e chuvas colocam Campinas em estado de atenção

Cidade registrou 103 milímetros de chuva nos últimos três dias; entenda as classificações de risco da Defesa Civil

- Publicidade -

Campinas entrou em estado de atenção na manhã desta quarta-feira (29) devido às tempestades e chuvas dos últimos três dias. A medida foi tomada pela Defesa Civil depois que a cidade ultrapassou o limite de 80 milímetros acumulados. Ao todo, choveu 103,1 mm na cidade até as 9h de hoje, mas a previsão do tempo indica chances de mais precipitações ao longo do dia e no resto da semana.

- Publicidade -

De acordo com o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, o acúmulo de chuvas aumenta muito o risco de alagamentos, quedas de árvores, galhos, deslizamentos, desabamentos e quedas de muros. Nesta terça (28), o município registrou 27 ocorrências em diversos bairros. Ninguém ficou ferido, mas as equipes foram mobilizadas para verificar os casos.

“A saturação do solo pelo grande volume de água acumulada amplia os riscos de deslizamento de terras e desabamento de imóveis. Por isso podem também ser realizadas interdições preventivas em decorrência das vistorias preventivas das equipes da Defesa Civil”, detalha o comunicado divulgado pela Administração.

Como funciona?

O Plano de Contingência trabalha com quatro níveis de alerta e cada um deles desencadeia uma ação específica por parte da Defesa Civil. Entenda abaixo:

Nível 1 – Estado de Observação: quando chove até 80 mm, e há um acompanhamento dos índices pluviométricos

Nível 2 – Estado de Atenção: quando o índice pluviométrico fica acima de 80,1 mm e são realizadas vistorias de campo em áreas de risco

- Publicidade -

Nível 3 – Estado de Alerta: com remoção preventiva da população das áreas de risco iminente indicadas pelas vistorias

Nível 4 – Estado de Alerta Máximo: deflagra a remoção de toda a população que mora em áreas de risco

Vai chover mais?

Ainda sob a influência da baixa pressão entre o estado de São Paulo e o sul do Brasil, Campinas amanheceu com céu nublado nesta quarta e pode ter mais impactos causados por tempestades. O panorama motivou um alerta de perigo emitido nesta terça pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) devido aos riscos causados pelos ventos fortes e o grande volume de chuva.

“O principal risco meteorológico identificado é com relação ao volume e intensidade das chuvas, em mais pontos da região, ou mesmo de forma generalizada. Mas também é necessária atenção quanto às descargas elétricas e a eventuais rajadas de vento”, explicou o boletim do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp.

Ainda conforme a entidade, as temperaturas ficam entre 21°C e 27°C e a tendência para a quinta-feira (30) é de índices entre 20°C e 31°C e “céu parcialmente nublado e entradas mais prolongadas de sol durante o dia”, o que deve causar temperaturas mais altas em Campinas e outras cidades próximas. “Permanece a possibilidade de temporais na região”, finaliza o comunicado.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

Poupança escolar: entenda programa do governo para alunos do ensino médio

Qual o significado das cores para o Ano Novo 2024?

- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -