Campinas amanheceu com predomínio do sol nesta sexta-feira (11), mas nuvens devem se formar ao longo da tarde. A previsão é do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, que também espera temperaturas entre 17°C e 32°C (veja os detalhes abaixo).
De acordo com o boletim da entidade, o panorama no céu da cidade a partir do entardecer terá como causa “a aproximação de uma área de baixa pressão em níveis mais altos da troposfera e uma condição termodinâmica favorável”.
“As nuvens encontram ambiente para se desenvolver, e pancadas e temporais são esperados, especialmente no período da noite e madrugada de sábado (12), para quando há possibilidade de chuvas fortes e volumosas”, define o texto.
DEFESA CIVIL
Por conta da previsão de precipitações, a Defesa Civil estadual emitiu ontem (10) um alerta para tempestade na região de Campinas a partir desta sexta. O alerta é válido também para outras regiões do estado e prevê chuva forte em Campinas, seguida de raios, rajadas de ventos e eventual queda de granizo.
Em Campinas, o acumulado previsto é de 100 milímetros. O alerta é válido até segunda-feira (14). De acordo com o órgão, a instabilidade meteorológica acontece por conta de um corredor de umidade vindo da Amazônia, provocando condições para tempestade (LEIA A NOTÍCIA COMPLETA AQUI).
LEIA TAMBÉM
Criança é socorrida com cadeira de plástico ‘entalada’ na cabeça, em Americana
Polícia ouve motorista de suboficial morto com tiro na nuca em Campinas
E O SÁBADO?
A tendência para o sábado é de tempo instável, ainda segundo o Cepagri. “Com variação de nebulosidade e ocorrência de pancadas de chuva e temporais a partir da tarde, acarretando sobretudo chuva localmente forte e volumosa e rajadas de vento. As temperaturas ficam entre 18 e 27ºC”, argumenta o centro.
Os indicativos, aliás, sugerem que o tempo permanecerá instável até a quarta (16), com chuvas regulares principalmente na forma de pancadas e temporais.
LEIA MAIS