Campinas amanheceu nesta terça-feira (14) com céu parcialmente nublado e clima ameno. Nesta semana, segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, o tempo permanece instável, com previsão de nebulosidade variável, chuvas periódicas, pancadas de chuva e risco de temporais.
De acordo com os meteorologistas do Centro, os temporais ou pancadas de chuva são esperados nos períodos da tarde e da noite, associados à descargas elétricas e chuva intensa e volumosa, podendo causar rajadas de vento.
“Além das chuvas intensas oriundas dos temporais ativos, chuvas fracas a moderadas podem ocorrer a qualquer momento do dia, decorrentes de temporais em fase de dissipação”, informou o Cepagri.
Com maior cobertura de nuvens, a máxima prevista para hoje é de 29ºC.
LEIA TAMBÉM
Mercadão: Campinas divulga propostas para revitalização e reforma; veja fotos do projeto
Polícia analisa imagens de acidente que matou jovem de 23 anos, em Campinas
CHANCE DE ALAGAMENTOS
De acordo com a previsão, o principal risco meteorológico é com relação à intensidade e volume das chuvas, sendo recomendada atenção especial quanto a transtornos causados pelos elevados volumes e intensidade das chuvas, que podem resultar em pontos de alagamento e enxurradas.
“Ao longo do final de semana, os acumulados de chuva na região ficaram entre 15 e 25 mm. No entanto, em virtude de chuvas mais volumosas que ocorreram na quinta e sexta-feira da última semana, alguns pontos da região podem estar vulneráveis a transbordamento de rios e deslizamento de terra”, indicou o Centro, alertando para atenção às recomendações da Defesa Civil.
AMPLITUDE TÉRMICA
Ainda segundo o Cepagri, a partir de quinta-feira, as chances de chuva diminuem, e a amplitude térmica aumenta: e a entrada de um ar mais frio deixa as madrugadas e inícios de manhã mais frescos (mínimas em torno de 17ºC), mas a menor nebulosidade permite máximas mais elevadas em torno ou um pouco acima dos 30ºC.
LEIA MAIS