Campinas amanheceu nesta terça-feira (25) com predomínio de sol e temperaturas amenas. Para essa semana, a previsão é tempo estável, quente e seco na região, sem expectativa de chuva. As temperaturas seguem em elevação até a chegada de uma frente fria no fim de semana.
De acordo com as previsões meteorológicas, a região de Campinas se prepara para enfrentar uma última onda de calor antes da chegada de uma nova frente fria nessa semana – a última do mês de julho. Até a sexta-feira (28), as temperaturas devem atingir máximas de 28ºC, com um aumento significativo no calor. Hoje, a máxima é prevista em 27ºC.
FRENTE FRIA
A partir do final de semana, o tempo deve começar a mudar. As mínimas começarão a cair, e a sensação térmica será afetada pelos ventos, proporcionando um alívio das altas temperaturas.
O Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, prevê que as frentes frias chegarão ao litoral do estado de São Paulo, trazendo mudanças climáticas para a região de Campinas a partir de sexta para sábado (29).
“Essa semana deve permanecer estável e com temperaturas elevadas até sexta-feira. Com essas características, deve subir um pouco mais as temperaturas. Entre sexta-feira e sábado, a gente vai ter passagens de frentes frias pelo oceano, pelo litoral do estado”, informa Bruno Bainy, meteorologista do Centro.
LEIA TAMBÉM
Padre da igreja do Carmo é afastado após xingar trabalhadores de ‘macaco’ e ‘negrinha’
Veja vídeo com o momento das batidas entre motos durante rolezinho que deixou três mortos
VENTANIA E NEBULOSIDADE
Apesar de não trazer queda brusca nas temperaturas, a frente fria deve provocar aumento na velocidade dos ventos e na cobertura de nuvens. Esses fenômenos podem diminuir a sensação térmica no final de semana. Durante o período, não há indicativos de chuvas.
De acordo com previsão, os ventos não devem atingir as velocidades que tivemos na semana passada, quando as rajadas chegaram a 30 km/h.
TEMPERATURAS
Até o final do mês, as temperaturas não devem sofrer muitas alterações. As mínimas podem cair cerca de um grau, indo de 14ºC para 13ºC na segunda-feira (31).
“A gente deve ter, para o final de semana, máximas em torno dos 26ºC. Vai cair em relação com a sexta-feira, que deve chegar em torno dos 28ºC. As mínimas ficam em torno de 14ºC. Pode ser que na segunda-feira a mínima cai um pouquinho mais, em torno de 13ºC”, explica o meteorologista.
TEMPO SECO
Sem chuvas expressivas desde o dia 15 de junho, última vez que houve um volume maior do que 10 milímetros, Campinas está com um índice muito abaixo do esperado para o período. Até o momento, o Cepagri registrou 5,9 milímetros de chuva. O esperado para julho é de 36,7 milímetros. Devido ao tempo seco, é preciso ter maior atenção a baixa umidade do ar.
“Acho que para os próximos dias ganham destaque, a baixa umidade do ar, a condição favorável para o acúmulo de poluentes atmosféricos, e o risco de queimadas, muito elevado. Especialmente se tivermos ventos fortes no final da semana, e sem chuva, isso pode favorecer o alastramento de focos de queimadas e dificultar seu combate”, finaliza Bainy.
LEIA MAIS
Quem é Élcio Queiroz? Conheça delator do caso Marielle Franco