Um forte temporal atingiu Campinas na tarde desta segunda-feira (5) e alagou algumas ruas do Centro da cidade. A tempestade ocorreu durante a partida do jogo do Brasil na Copa do Mundo. Na Rua Barão de Jaguara o grande volume de chuva fez a água encobrir rodas de carros estacionados na via. Apesar da forte chuva muita gente acompanhou a partida da seleção no telão da Copa instalado no Largo do Rosário (veja aqui).
Além disso, os comerciantes da região central de Campinas também utilizaram barreiras para evitar que a forte enxurrada que descia pelas vias entrasse nos comércios. Quem estava no Centro também precisou encontrar um lugar para se proteger da forte chuva.
De acordo com o meteorologista Bruno Bainy, do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, foram registrados cerca de 30 milímetros de chuva em apenas 40 minutos, em Campinas. A medição foi feita na região do IAC/Fazenda Santa Elisa, entre 16h20 e 17h.
LEIA TAMBÉM
Motociclista morre após bater em caminhão na Anhanguera, em Sumaré
Após reclamações, Emdec libera trecho bloqueado por manifestantes em frente à EsPCEx em Campinas
Segundo Bainy, o volume elevado já era esperado para esta segunda-feira (5), mas a chuva foi mais intensa do que o previsto. “Pra hoje tinha expectativa de chuva localmente forte (não tão forte) e algumas trovoadas, mas foi mais intenso do que o estimado pelos parâmetros que indicam e caracterizam temporais”, explica.
Apesar do grande volume em um curto período de tempo, Bainy relata que a chuva não veio acompanhada de trovoadas ou ventos fortes nesta segunda. Até o momento, não houve registro de quedas de árvores e nem outra ocorrência de atenção no município.
PRÓXIMOS DIAS
Ainda de acordo com o meteorologista, os próximos dias também reservam chuvas intensas. “Para amanhã e quarta temos maior potencial para tempestades severas, com rajadas de vento, chuva torrencial e não se descarta granizo”, finaliza Bainy.
LEIA MAIS
Vendas de PCs caem 5% no 3º trimestre antes mesmo período de 2021