- Publicidade -
CotidianoTristeza, felicidade e amor: cães e gatos percebem as emoções de seus donos através do cheiro

Tristeza, felicidade e amor: cães e gatos percebem as emoções de seus donos através do cheiro

Por meio do odor dos hormônios, animais são capazes de interpretar emoções como alegria, amor, tristeza e raiva

- Publicidade -

 

Você sabia que cães e gatos são capazes de cheirar as nossas emoções? Acontece que, através de uma espécie de central de detecção de odores, os animais são capazes de traduzir nossos hormônios e saber exatamente o que estamos sentindo.

O médico veterinário Cristiano Yamasaki conta que nossos hormônios são liberados durante reações químicas, provocadas pelas nossas mudanças de humor. 

Emoções como alegria, prazer, afeto e amor produzem hormônios como serotonina, dopamina, ocitocina e endorfina. Já sentimentos como raiva, tristeza, medo e estresse são responsáveis pela adrenalina e cortisol.

LEIA TAMBÉM
Hopi Hari abre 30 vagas de emprego; processo seletivo acontece na quarta-feira

Frota de caminhões passa de 40 mil na região de Campinas; setor busca motoristas capacitados
 

- Publicidade -

Ainda de acordo com o veterinário, os cães têm mais facilidade de interpretar emoções humanas através do olfato, mas os gatos também possuem essa habilidade. Além disso, os bichinhos também são capazes de identificar doenças. Afinal, as mudanças de hormônios acontecem de forma similar quando o corpo humano apresenta algum problema de saúde.  

Este é o caso da estudante Ana Vitória Gonçalves e sua cachorra Twix. “Eu tenho um problema de má formação dos neurônios, então quando vai acontecer a sinapse, que é a comunicação entre eles, ela tem uma falha e é o que faz com que eu convulsione”, conta. De acordo com Ana, sua primeira convulsão foi aos 15 anos e foi Twix quem a salvou.

Durante as convulsões,  Ana fala que fica paralisada, sem conseguir falar ou se mexer. Quando isso acontece, Twix fica deitada ao lado da tutora, tentando cuidar dela. Além disso, mesmo que a cachorra não esteja por perto, ela sempre percebe quando uma convulsão está para acontecer.

“Os cheiros específicos que o organismo acaba produzindo frente a esse tipo de reação química que acontece quando vai passar mal, gerando odores produzidos por hormônios, ativam esse sistema que a cachorra aprendeu a detectar”, explica Cristiano Yamasaki. Segundo ele, quando começa a perceber que esse cheiro está mais presente no ambiente, Twix entende que a dona possivelmente vai passar mal e que precisa estar perto dela.

Ainda de acordo com o veterinário, hoje existem cães que são especialistas na detecção de quadros convulsivos, alguns tipos de cânceres e crises de hipoglicemia.

LEIA MAIS
Starship: Foguete mais potente do Mundo tem lançamento adiado pela SpaceX
 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -