Campinas entrou em estado de atenção no início da tarde desta segunda-feira (24) após a umidade relativa do ar ter atingido índice abaixo de 30%. Segundo dados registrados pela Estação Ciiagro/IAC Campinas Região Norte, às 14h20 a umidade caiu a 23,5%; às 12h40 estava em 29,5%, quando foi emitido boletim inicial.
O Estado de atenção ocorre quando a umidade relativa do ar está reduzida, com índice entre 20% e 30% e o alerta é emitido pela Defesa Civil.
Entre as várias recomendações para fases de queda da umidade do ar, a principal é aumentar a hidratação corporal, com atenção especial a crianças e idosos. Também é preciso observar outras recomendações do Estado de Atenção e ampliar os cuidados, com estas medidas:
– Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h;
– Umidificar o ambiente com uso de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água; molhar jardins etc;
– Sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol, em áreas arborizadas;
– Consumir água à vontade.
OPERAÇÃO ESTIAGEM
Desde o início de maio, a Defesa Civil de Campinas realiza a Operação Estiagem, para monitorar e prevenir danos causados pela estação mais seca do ano.
Quando o setor de monitoramento da Defesa Civil do município emite o comunicado de Estado de Atenção, por exemplo, há a suspensão de aulas de Educação Física nas escolas e são ampliadas as vistorias preventivas para queimadas. Com o Estado de Alerta, as ações são intensificadas.