Raquel Valli especial para acidade on Campinas
A pesquisa de um aluno da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) criou um software que é capaz de identificar meteoros com 97% de precisão, de forma automática.
Isso é importante porque quando esse corpo celeste cai, produz luz e cor antes de atingir a superfície da Terra, deixando um rastro no céu. Porém, esse desenho muitas vezes é confundido com o de outros objetos, como o de um avião, por exemplo.
E, é a partir dessa certeza (de que é um meteoro mesmo), que os cientistas podem, detalhadamente, estudar esses desenhos, conhecendo os meteoros ainda melhor, e consequentemente, conhecendo ainda mais do nosso Sistema Solar.
“A principal relevância do estudo é essa”, afirma o aluno Victor Yukio Shirasuna, estudante de Sistemas de Informação da Faculdade de Tecnologia (FT) da Unicamp.
Os códigos dos algoritmos desenvolvidos e os dados utilizados na pesquisa têm acesso aberto.
Comunitário
O software que Shirasuna criou é aberto à comunidade científica e à população geral. “Até para outros estudos poderem aprimorar nosso trabalho ou utilizarem nossos dados para outras pesquisas”, afirma.
O estudante quis fazer diferente, coletivizando os conhecimentos que conseguiu, mesmo porque teve problemas ao lidar com estudos anteriores aos dele que não disponibilizam tais informações.
Shirasuna foi orientado pelo pelo professor André Gradvohl, e para validar a pesquisa foram usadas 7 mil imagens do céu.