- Publicidade -
CotidianoUnicamp registra 13 mil inscritos para vestibular via Enem

Unicamp registra 13 mil inscritos para vestibular via Enem

São oferecidas 639 vagas pela modalidade, maior parte destinada a estudantes de escolas públicas

- Publicidade -

 

Unicamp divulgou número de inscritos no Vestibular via Enem (Foto: Denny Cesare/Código 19)
Unicamp divulgou número de inscritos no Vestibular via Enem (Foto: Denny Cesare/Código 19)

A Unicamp divulgou nesta sexta-feira (17) o número de inscritos no processo seletivo que utiliza apenas as notas obtidas pelos candidatos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para ingresso nos cursos de graduação da universidade. No total, 13.421 estudantes se inscreveram na modalidade. A maior parte das vagas é destinada a estudantes de escolas públicas. 

São oferecidas 639 vagas pela modalidade Enem-Unicamp 2022 e os candidatos escolheram até duas opções de curso. Os estudantes concorrem com as notas do Enem 2021 e/ou 2020. As inscrições foram realizadas em novembro e o edital com as regras do processo está disponível no site da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp).

MAIS CONCORRIDOS 

Entre os cursos mais procurados estão: Medicina (Integral), Arquitetura e Urbanismo (Noturno), Ciência da Computação (Noturno), Comunicação Social – Midialogia (Integral), Enfermagem (Integral), Ciências Biológicas (Integral), Ciências Econômicas (Noturno), Farmácia (Integral), Odontologia (Integral) e História (Integral). 

SEGMENTOS 

- Publicidade -

No total, 13.421 estudantes se inscreveram este ano na modalidade, distribuídos nos três segmentos de inscrição: 

– estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública (9.252 inscritos); 

– estudantes autodeclarados pretos e pardos (1.639 inscritos);  

– estudantes de escolas públicas que também se autodeclararam pretos, pardos ou indígenas (2.530 inscritos).

O número é cerca de 23% menor do que aqueles registrados nas duas edições anteriores, para ingresso em 2020 e 2019, quando 17.367 e 17.977 estudantes se inscreveram respectivamente. A modalidade não foi oferecida para ingresso em 2021. A tabela com o total de inscritos por curso e a relação candidatos-vaga está disponível na página da Comvest

CRITÉRIO ÉTNICO-RACIAL 

Assim como no vestibular para ter direito às cotas por critério étnico-racial, os estudantes autodeclarados pretos ou pardos deverão possuir traços fenotípicos que os caracterizem como negro, de cor preta ou parda. 

Esses estudantes deverão assinar e incluir no sistema, no ato da matrícula, uma declaração, especificada no edital. Além disso, os candidatos optantes pelas cotas étnico-raciais deverão ser submetidos a uma Comissão de Averiguação, designada pela Diretoria Executiva de Direitos Humanos. 

CONVOCAÇÃO 

A Unicamp informou ainda que as provas do Enem são de responsabilidade do INEP (Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa Anísio Teixeira), vinculado ao Ministério da Educação. 

As notas do Enem só poderão ser utilizadas para o ingresso na universidade, caso o INEP disponibilize o cadastro e as notas em tempo hábil para a classificação dos candidatos. Isso não interfere no uso das notas do Enem 2020 daqueles candidatos que desejarem utilizá-las, pois já estão disponíveis. 

Além disso, na modalidade via Enem haverá até cinco chamadas para matrícula online e o calendário de matrícula será igual as datas do vestibular tradicional.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -