O uso de máscaras voltou a ser obrigatório a partir desse sábado (26) em transportes intermunicipais. De acordo com a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) a população deve usar dentro dos ônibus e em locais de acesso, embarque e desembarque. A obrigação inclui o transporte em cidades da região de Campinas.
Ao todo, a EMTU opera 143 linhas que transportam uma média diária de 111 mil passageiros entre Campinas, Americana, Artur Nogueira, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.
PRIMEIRO DIA
Neste primeiro dia de volta da obrigatoriedade, o Terminal Metropolitano de Campinas fez um aviso sonoro orientando os passageiros a usarem a proteção. Dona Leni Maria de Aleluia, passageira, disse que mesmo com a medida, viu muitas pessoas entrando nos ônibus sem máscaras. “É muito importante o uso, eu concordo com a medida, não era nem pra ter tirado”, também relata a passageira.
LEIA MAIS
Campinas realiza Virada AfroCultural neste fim de semana na Estação Cultura; veja atrações
Mulher de 26 anos é morta a facadas por companheiro em Cordeirópolis
ENTENDA
A regra atende a uma determinação feita pelo governo do estado de São Paulo e vale para as cidades da região de Campinas que são atendidas pela EMTU.
Em nota, a EMTU disse que orientou todas as empresas operadoras dos transportes gerenciados por ela sobre a exigência, a partir de hoje (26), do uso de máscaras, que passa ser obrigatório em todos os transportes públicos de responsabilidade do Governo do Estado.
A Empresa Metropolitana de Transporte Público também informou que os passageiros estão sendo comunicados sobre a medida por meio de avisos fixados no interior dos ônibus das linhas intermunicipais, nos terminais metropolitanos, redes sociais, internet e pela imprensa, além de agentes nos terminais e pelos motoristas.
TRANSPORTE COLETIVO MUNICIPAL
Algumas cidades da região de Campinas também exigem o uso das máscaras nos transportes coletivos municipais. Em Sumaré, Indaiatuba, Americana, Mogi Guaçu e Valinhos, a proteção voltou a ser obrigatória hoje. Em Campinas, Piracicaba, Limeira, Hortolândia e Santa Bárbara d’Oeste o uso é uma recomendação.
LEIA TAMBÉM
Jão encerra turnê ‘Pirata’ com show gratuito no Vale do Anhangabaú, em SP