Apesar dos dias estarem esquentando cada vez mais, o clima não deve ficar tão seco na região de Campinas nos próximos dias. Ao final desta semana, o céu limpo pode dar lugar a nuvens carregadas de chuva, que devem trazer alívio para o calor da região.
De acordo com o meteorologista Bruno Bainy, do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, por enquanto, o que está impedindo maior desenvolvimento de chuva nos últimos dias é a influência do ar seco e o sistema de alta pressão. Esse sistema atua como se forçasse movimentos verticais “para baixo”, o que impede que as nuvens se desenvolvam.
Porém, o cenário deve mudar, já que o ar seco que tem atuado principalmente no Sul e Leste do estado vai começar a perder força, trazendo um maior teor de vapor de água.
Bainy ressalta que, apesar desse ar seco, a umidade relativa do ar não está baixa. “A gente está tendo em torno de umidade mínima de 50%, o que é até elevado dada as temperaturas altas que estamos tendo. Então, essa umidade de 50% está até contribuindo para aumentar a sensação de calor”, explica.
Quando vai chover em Campinas?
O ar seco vai começar a perder intensidade nos próximos dias, principalmente a partir de sexta-feira (15), o que pode favorecer com que as nuvens evoluam um pouco, mas o sistema de alta pressão ainda deve persistir, conforme aponta o meteorologista.
Então, embora não se descarte completamente alguma pancada muito isolada de chuva, Bainy afirma que os modelos indicam que as condições gerais se mostram mais favoráveis para chuvas pelo menos a partir de sábado (16). Mas as pancadas e temporais devem vir com mais certeza principalmente a partir do domingo (17), quando devem ocorrer chuvas com volumes consideráveis.
No entanto, o meteorologista ressalta que são apenas possibilidades. Segundo ele, em previsões a médio e longo prazo sobre quando vai chover as incertezas aumentam bastante. As estimativas de temperaturas máximas da próxima semana também variam, já que dependem da ocorrência ou não de chuva e de uma possível frente fria que pode ocorrer ao longo da semana.
Nova onda de calor na região
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) atualizou o alerta da onda de calor, apontando perigo potencial para a região de Campinas a partir de amanhã (14). O indicativo para as altas temperaturas vale até as 18h da sexta-feira (16).
Nesta quarta-feira (13), a Defesa Civil também alertou para temperatura elevada na cidade de Campinas, que registrou 34,4°C às 15h40, na Estação do IAC (Instituto Agronômico) de Campinas.
Veja todas as cidades e regiões contempladas no alerta do Inmet para onda de calor aqui.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO TUDO EP
Quando o programa do imposto de renda 2024 estará disponível?
Até quando vai a onda de calor? Clima muda nesta segunda