Com o Inverno em sua reta final, já começa a se criar uma expectativa sobre como fica o tempo na nova estação. A Primavera está marcada para começar no próximo domingo (22), às 9h44, e é conhecida como uma estação de transição do período seco, que é o Inverno, para o período úmido, o Verão.
Segundo o Climatempo, para a maioria dos estados brasileiros, a Primavera significa dias de calor e aumento gradual da frequência de eventos de chuva.
Veja abaixo o que esperar da nova estação no estado de São Paulo:
Vai ter frente fria na Primavera?
A previsão afirma que a passagem de frentes frias pela costa do Sul e do Sudeste é comum e alguns sistemas ainda podem ter intensidade moderada a forte, causando um resfriamento bastante acentuado, porém por poucos dias, de forma geral. A atuação de massas de ar frio de origem polar sobre o Brasil na Primavera é mais comum na região Sul e em partes do Sudeste.
“Com mais frentes frias passando, aumenta a chance de termos frio tardio na primavera, especialmente entre outubro e novembro. Há possibilidade de frio intenso nas áreas mais altas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul durante alguns dias, e períodos amenos/frios no leste do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro”, afirma o meteorologista Vinícius Lucyrio, do Climatempo.
E onda de calor?
Marcada por dias quentes, a Primavera pode ter ondas de calor tão ou mais intensas e tão prolongadas quanto em 2023, afirma o especialista. Porém, a atuação deve ficar mais limitada a partir de novembro, com maior risco no Pará, Tocantins, Norte de Goiás e Nordeste, ou seja, São Paulo fica de fora da zona de maior impacto pelo calor extremo.
Quando voltam as pancadas de chuva?
O estado de São Paulo voltou a presenciar eventos curtos de chuvas em algumas cidades, mas as precipitações em maiores volumes devem retornar. Segundo Lucyrio, as pancadas de chuva voltam
- A partir da segunda metade de outubro no Centro-Sul de SP;
- A partir do início de novembro no Norte e Leste de SP.
La Niña vai impactar na nova estação?
Os principais centros de monitoramento do clima global já consideram a formação do fenômeno La Niña no decorrer da Primavera de 2024.
Vinícius Lucyrio afirma que deveremos ter, sim, a instalação do fenômeno, especialmente ao longo de outubro. “O resfriamento também aumentou nas últimas semanas, em especial nas porções a leste do Pacífico Equatorial”, disse.
O Brasil deve começar a sentir os efeitos do fenômeno logo no início da nova estação. No estado de São Paulo, a La Niña deve impactar trazendo maiores variações térmicas e, no país como um todo, vai ocasionar em frentes frias mais frequentes, algumas continentais, muitas marítimas.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Rodovia dos Bandeirantes é interditada após carreta tombar e pegar fogo
Piracicaba abre agendamentos para vagas em creche e pré-escolas