- Publicidade -
CotidianoVai ter frente fria na Primavera? Veja previsão para nova estação no estado de SP

Vai ter frente fria na Primavera? Veja previsão para nova estação no estado de SP

Climatempo detalhou quais serão as mudanças no tempo com a nova estação, que começa no próximo domingo (22), às 9h44

- Publicidade -

Com o Inverno em sua reta final, já começa a se criar uma expectativa sobre como fica o tempo na nova estação. A Primavera está marcada para começar no próximo domingo (22), às 9h44, e é conhecida como uma estação de transição do período seco, que é o Inverno, para o período úmido, o Verão.  

Segundo o Climatempo, para a maioria dos estados brasileiros, a Primavera significa dias de calor e aumento gradual da frequência de eventos de chuva. 

Veja abaixo o que esperar da nova estação no estado de São Paulo: 

Vai ter frente fria na Primavera?  

A previsão afirma que a passagem de frentes frias pela costa do Sul e do Sudeste é comum e alguns sistemas ainda podem ter intensidade moderada a forte, causando um resfriamento bastante acentuado, porém por poucos dias, de forma geral. A atuação de massas de ar frio de origem polar sobre o Brasil na Primavera é mais comum na região Sul e em partes do Sudeste. 

“Com mais frentes frias passando, aumenta a chance de termos frio tardio na primavera, especialmente entre outubro e novembro. Há possibilidade de frio intenso nas áreas mais altas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul durante alguns dias, e períodos amenos/frios no leste do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro”, afirma o meteorologista Vinícius Lucyrio, do Climatempo. 

E onda de calor? 

Marcada por dias quentes, a Primavera pode ter ondas de calor tão ou mais intensas e tão prolongadas quanto em 2023, afirma o especialista. Porém, a atuação deve ficar mais limitada a partir de novembro, com maior risco no Pará, Tocantins, Norte de Goiás e Nordeste, ou seja, São Paulo fica de fora da zona de maior impacto pelo calor extremo.  

Quando voltam as pancadas de chuva? 

O estado de São Paulo voltou a presenciar eventos curtos de chuvas em algumas cidades, mas as precipitações em maiores volumes devem retornar. Segundo Lucyrio, as pancadas de chuva voltam 

  • A partir da segunda metade de outubro no Centro-Sul de SP; 
  • A partir do início de novembro no Norte e Leste de SP. 
La Niña vai impactar na nova estação? 

Os principais centros de monitoramento do clima global já consideram a formação do fenômeno La Niña no decorrer da Primavera de 2024.

- Publicidade -

Vinícius Lucyrio afirma que deveremos ter, sim, a instalação do fenômeno, especialmente ao longo de outubro. “O resfriamento também aumentou nas últimas semanas, em especial nas porções a leste do Pacífico Equatorial”, disse. 

O Brasil deve começar a sentir os efeitos do fenômeno logo no início da nova estação. No estado de São Paulo, a La Niña deve impactar trazendo maiores variações térmicas e, no país como um todo, vai ocasionar em frentes frias mais frequentes, algumas continentais, muitas marítimas.  

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Rodovia dos Bandeirantes é interditada após carreta tombar e pegar fogo

Piracicaba abre agendamentos para vagas em creche e pré-escolas

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -