O Centro Paula Souza (CPS) disponibiliza 16 opções de cursos livres gratuitos, com duração de 6 a 40 horas, na modalidade Mooc, sigla em inglês para Massive Open Online Course ou Curso Online Aberto e Massivo. Qualquer pessoa interessada pode se inscrever e começar a estudar na hora que quiser. Para isso, basta acessar o site mooc.cps.sp.gov.br e se cadastrar com login e senha.
Os conteúdos são dinâmicos, com vários textos, videoaulas, exercícios e avaliações. Ao final das atividades, os aprovados recebem um certificado de conclusão.
Lançada em 2015, a plataforma Mooc do CPS soma atualmente 586 mil inscritos, com uma média mensal de 15,4 mil. Esse número chegou a 34,6 mil nos primeiros meses de quarentena por conta da pandemia de covid-19. Em 2019, a média era de 2,2 mil inscrições por mês.
Gestão de pessoas é o curso mais procurado, com cerca de 87 mil inscritos. Em segundo lugar está o método de planejamento de negócios Canvas, com 60 mil interessados, seguido por gestão do tempo e inglês, com 57 mil inscrições cada um. Veja abaixo as modalidades de capacitações disponíveis:
Cursos abertos
– Arduíno
– Autocad
– Canvas
– Espanhol básico
– Inglês básico
– Design e photoshop
– Design thinking
– Felicidade
– Mecânica básica de motos
– Mediação em educação a distância
– Mercado de trabalho
– Gestão de conflitos
– Gestão de pessoas
– Gestão do tempo
– Português instrumental
– Vendas