A passagem da frente fria pelo Litoral provocou ventos fortes e sensação de frio ao longo desta terça-feira (8), em Campinas. Segundo medição do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas), da Unicamp, a cidade registrou ventania com velocidade média de 30km/h. Já no aeroporto de Viracopos foi reportado rajadas de vento que atingiram a velocidade de 50 km/h.
A temperatura mais alta registrada pelo Cepagri hoje em Campinas ocorreu às 14h e atingiu 24,9ºC. Já a mínima registrada aconteceu pela manhã, por volta das 7h, com 17,1ºC. À noite a temperatura segue em queda e a madrugada desta quarta deve ser gelada, com mínima prevista de 16ºC.
LEIA TAMBÉM
Homem que deu soco em engenheiro que morreu em rodeio se entrega
Zona Azul soma 10,6 mil multas e arrecada R$ 560 mil em Campinas
“Amanhã a mínima deve ser de 16ºC, mas o problema que reforça o frio são os ventos que aumentam essa sensação de frio”, afirmou o meteorologista do Centro, Bruno Bainy.
Frente fria
A passagem da frente fria pelo Litoral do estado estava prevista para acontecer hoje. Esse fenômeno provocou os ventos de intensidade moderada a forte hoje. Além disso, a frente fria irá favorecer a entrada de umidade do oceano na região, resultando em umidade relativa do ar mais elevada no período da tarde, algo em torno de 50%.
E a chuva?
Para esta quarta-feira (9) a tendência é de nebulosidade, com períodos de predomínio de sol pela manhã e aumento na cobertura de nuvens à tarde. No período da noite, estão previstas pancadas isoladas de chuva na região de Campinas.
“O desenvolvimento de uma área de baixa pressão no sul do país deverá afetar uma porção do estado de SP, incluindo a RMC (Região Metropolitana de Campinas), e há possibilidade de pancadas isoladas de chuva a partir do entardecer, sem indicativos de chuvas volumosas ou generalizadas”, informa o Centro.
Alerta de ressaca no Litoral
Além da queda de temperatura, a chegada da frente fria também irá provocar ondas de até três metros na faixa litorânea entre Santos, no litoral paulista, e Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. O risco de ressaca no mar está previsto entre a noite desta terça-feira, 8, e a tarde de quinta-feira, 10, de acordo com a Marinha do Brasil.
O alerta também cita que os ventos podem atingir intensidade de até 60 km/h entre Santos e Arraial do Cabo, no mesmo período. Diante da condição climática, é importante evitar a prática de esportes aquáticos no mar nos próximos dias.
Ainda segundo a Climatempo, a frente fria se afasta do litoral paulista e o sol retorna entre nuvens no decorrer da semana, favorecendo a gradativa elevação das temperaturas.
Veja a previsão para Campinas nos próximos dias, segundo a empresa Climatempo:
- Quarta-feira: entre 16ºC e 28ºC;
- Quinta-feira: entre 15ºC e 30ºC;
- Sexta-feira: entre 16ºC e 31ºC;
- Sábado: entre 17ºC e 32ºC;
- Domingo: entre 16ºC e 27ºC.
LEIA MAIS
Quem era Zico Bacana? Entenda ligação com Marielle Franco