- Publicidade -
CotidianoVeja como é a Fazenda Santa Margarida, local de surto de febre maculosa que causou quatro mortes

Veja como é a Fazenda Santa Margarida, local de surto de febre maculosa que causou quatro mortes

Imagens mostram gramado usado como estacionamento onde as contaminações teriam acontecido e ambulatório onde adolescente morta esteve para ajudar o pai

- Publicidade -
Imagem aérea da Fazenda Santa Margarida, em Campinas (Foto: Reprodução/EPTV Campinas)
Imagem aérea da Fazenda Santa Margarida, em Campinas (Foto: Reprodução/EPTV Campinas)

Foco de um surto de febre maculosa que causou a morte de quatro pessoas e que mantém uma paciente infectada internada, a Fazenda Santa Margarida, em Campinas, é cercada por pastos e matas e possui vários gramados e jardins. Imagens feitas no local mostram ainda um casarão histórico e a área usada como estacionamento, espaço onde o Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde) suspeita que as vítimas foram infectadas por carrapatos (veja mais abaixo). 

Até o momento, ao menos 17 pessoas que estiveram em eventos na fazenda apresentaram sintomas da doença. Entre elas, estão moradores da região de Campinas e de outras regiões. Todos os pacientes estiveram na “Feijoada do Rosa”, realizada em 27 de maio, ou no show do Seu Jorge, em 3 de junho. Por conta disso, as atividades do estabelecimento foram suspensas pelas próximas semanas e um plano de contingência foi apresentado pelos responsáveis pela fazenda

O LOCAL NA FEIJOADA

A festa denominada “Feijoada do Rosa”, onde estavam as quatro vítimas mortas por febre maculosa, é tradicional em Campinas e acontece todo ano. Em 2023 ela completou sua 22ª edição e reuniu cerca de 3,5 mil pessoas. O evento gastronômico tem feijoada à vontade (tradicional e vegana), além de massas e bebidas. Além disso, sempre reúne DJs de música eletrônica. A feijoada aconteceu entre 15h e 1h e não permitia menores de 18 anos desacompanhados. 

Durante as apresentações, o espaço gramado destinado ao público foi coberto por um tablado feito de madeira e ferro. Portanto, os frequentadores não tiveram contato direto com a vegetação. No estacionamento, no entanto, isso não aconteceu e a grama, segundo relatos de frequentadores, estava na altura dos tornozelos. Outras fotos também mostram a entrada da fazenda e o ambulatório onde esteve a jovem de 16 anos que foi ao local ajudar o pai no dia da festa. Veja:

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -

Campinas começa a semana com 74 vagas de emprego no Cpat; salários chegam a R$ 3,7 mil

Concurso Público: Prefeitura de Campinas abre vagas para agente administrativo com salário de até R$ 4,4 mil

MORTES CONFIRMADAS

Até o momento, quatro pessoas que estiveram na fazenda morreram devido à doença dentro do período de surto considerado pelo Devisa. Uma mulher de 38 anos que está internada também teve a infecção confirmada.  Veja a lista:

  • Mulher de 36 anos, de São Paulo. Morreu dia 8 de junho
  • Homem de 42, de Jundiaí. Morreu dia 8 de junho
  • Mulher de 28 anos, de Hortolândia. Morreu dia 8 de junho
  • Adolescente de 16 anos, de Campinas. Morreu dia 13 de junho
  • Mulher de 38 anos, de Campinas. Está internada

CASOS SUSPEITOS

Ao menos 17 pessoas que estiveram em eventos na Fazenda Santa Margarida, em Campinas, apresentam sintomas de febre maculosa até esta segunda-feira (19). Entre elas, estão oito moradores da região de Campinas, além de pacientes internados em hospitais de outras cidades (veja abaixo). Não há a confirmação oficial e por isso os casos são considerados suspeitos.

Todos os envolvidos estiveram na “Feijoada do Rosa”, realizada em 27 de maio, ou no show do Seu Jorge, no último dia 3, e tiveram os quadros detalhados pelas prefeituras dos municípios onde vivem ou buscaram atendimento. Veja todos aqui:

Região de Campinas

Seis moradores de Hortolândia: estiveram na Fazenda Santa Margarida e apresentam sintomas; uma está internada
Um morador de Paulínia: esteve na Fazenda Santa Margarida e passa por tratamento
Um morador de Americana: esteve na Fazenda Santa Margarida
 

Mogi Guaçu

  • Paciente esteve na Fazenda Santa Margarida

Jundiaí

  • Dois casos suspeitos que estiveram na fazenda, mas não precisaram de internação até o momento

Itupeva

  • Dois suspeitos que estiveram no show do Seu Jorge

Santa Isabel

  • Quatro pessoas que compareceram à feijoada: duas estão internadas

EVENTOS MONITORADOS E ALTERADOS

Com as atividades suspensas por conta do surto que causou a morte de quatro pessoas, a Fazenda Santa Margarida tem a agenda de festas realizadas recentemente analisada pelo Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas. O órgão, inclusive, não descarta realizar uma busca ativa por frequentadores para identificar mais casos suspeitos.

Por conta da situação, ontem (15), a fazenda anunciou que o show do cantor Gusttavo Lima, programado para acontecer em 21 de julho, será transferido para o Expo Dom Pedro. Segundo o estabelecimento, todos os ingressos já vendidos continuam válidos (LEIA A NOTÍCIA COMPLETA NESTE LINK).

 

LEIA MAIS

Lei Seca: álcool no trânsito mata 1,2 brasileiro por hora

 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -