- Publicidade -
CotidianoVeja o que abre e fecha no feriado da padroeira de Campinas

Veja o que abre e fecha no feriado da padroeira de Campinas

Dia de Nossa Senhora da Conceição muda a programação de serviços em Campinas; veja como será o funcionamento

- Publicidade -

Na sexta-feira (8) é celebrado o dia da padroeira de Campinas, Nossa Senhora Imaculada Conceição, e é feriado na cidade. Por isso, a rotina de serviços e comércio será afetada. Atividades municipais vão funcionar em esquema de plantão, e o comércio em geral terá a abertura facultativa

- Publicidade -

Para ajudar você a se programar, o acidade on Campinas lista abaixo os horários de funcionamento e o modo de operação dos principais setores da cidade. Confira! 

Prefeitura 

A Prefeitura de Campinas manterá plantão em serviços essenciais para garantir o atendimento emergencial durante o feriado na sexta-feira. Sendo assim, o expediente nas repartições públicas será encerrado na quinta (7), às 18h, e retomado na segunda (11), às 8h. 

Comércio de rua

A Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas) informa que o funcionamento do comércio na região central na sexta-feira será facultativo, das 9h às 17h. Isso significa que a abertura das lojas dependerá da decisão de cada lojista.  

Shoppings (lojas) 

Galeria Shopping –  12h às 20h  

- Publicidade -

Iguatemi – 12h às 20h  

Prado Boulevard – 14h às 20h   

Parque das Bandeiras – 10h às 22h  

Parque Dom Pedro – 10h às 22h  

Unimart – 12h às 20h  

Campinas Shopping – 10h às 22h 

Lazer 

Mercado Municipal – Abre das 7h às 12h, na sexta, dia 8. Nos demais dias do fim de semana, segue o horário de rotina: sábado, das 7h às 16h, e domingo, das 7h às 12h. 

Feiras livres – Serão realizadas normalmente nos locais e horários de costume, das 7h às 12h (horário oficial; pode se estender). Confira os locais e dias das feiras livres na cidade: www.setec.sp.gov.br/site/solo-feira

Feiras noturnas – Serão realizadas normalmente nos locais e horários de costume, das 17h às 22h (horário oficial; pode se estender). Confira os locais e dias das feiras noturnas na cidade: www.setec.sp.gov.br/site/solo-feira-noturna

Bosques – Todos os bosques e parques da cidade abrem normalmente na sexta-feira, dia 8, assim como durante todo o feriado. 

Praças de Esporte – As praças de Esporte da Secretaria de Esportes e Lazer, abrirão normalmente nesta sexta-feira, 8 de dezembro, feriado da Padroeira de Campinas. 

Mercados

Ceasa – A área administrativa da Ceasa, o Banco de Alimentos e o Departamento de Alimentação Escolar ficam fechadas na sexta (8), e retoma na segunda-feira, dia 11, às 8h. O Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA) funcionará na sexta-feira, dia 8 das 7h às 12h, e volta na segunda-feira, dia 11, às 7h. O Mercado de Flores funcionará na sexta-feira, dia 8, das 8h às 13h, retoma no sábado, dia 9, às 8h. 

O Mercado de Hortifrúti funcionará na sexta-feira, dia 8, das 7h às 13h, retoma suas atividades no sábado, dia 9, às 7h. 

Saúde 

Sistema Público de Saúde

Os centros de saúde e policlínicas permanecem fechados no feriado desta sexta (8). No sábado (9), estarão abertas as seguintes unidades de saúde: Santa Lúcia, Aeroporto, DIC III, Vista Alegre, União de Bairros, Capivari, Santo Antônio, Ipê, Valença, Florence, Aurélia, São Quirino.  

Os prontos-socorros do Mário Gatti e do Ouro Verde, assim como o Samu e as UPAs Campo Grande, São José, Anchieta e Carlos Lourenço funcionam normalmente, 24h. 

Serviços 

Limpeza urbana

Na segunda-feira (20), os serviços de limpeza urbana ocorrem da seguinte forma: 

– Coleta de lixo domiciliar: será feita somente nos setores alternados; 

– Varrição: sistema de plantão será feita em sistema de plantão no dia 8. Nos demais dias, serviços seguem conforme rotina. 

– Coleta seletiva: não haverá; 

– Coleta hospitalar: será feita somente nos grandes geradores. 

Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT) – As unidades do CPAT do centro e nos Agilizas do Campo Grande e Ouro Verde encerram atendimento na quinta-feira, 7 de dezembro às 16h30 e retomam na segunda-feira, 11 de dezembro às 7h30. 

Sistema de Atendimento 156 – Fica fechado na sexta-feira, dia 8, e retoma na segunda-feira, 11 de dezembro, das 8h às 18h. 

Procon 

A unidade do Procon no Poupatempo do Campinas Shopping fecha na sexta (8) e abre normalmente no sábado (9). Atendimento mediante agendamento. As demais unidades do Procon – Agilizas, Espaço Cidadão, sede administrativa e 151 – seguem o expediente da Prefeitura, ficam fechados na sexta e retomam o atendimento na segunda. 

O Procon Digital recebe normalmente o registro de reclamações no www.procon.campinas.sp.gov.br e pelo aplicativo Procon Campinas, disponível para os sistemas Android e iOS. 

Sanasa/Água e Esgoto

Durante o feriado do Dia de Nossa Senhora da Conceição (8), não haverá expediente administrativo, mas uma equipe permanecerá de plantão para execução de reparos emergenciais. O serviço de Atendimento ao Cliente também funcionará através do 3735 5000/ 0800 7721195. 

Segurança 

Defesa Civil – Atendimento 24h, com chamadas por meio do telefone 199. 

Guarda Municipal – Manterá a rotina de trabalho com funcionamento 24h. O serviço poderá ser acionado pelo telefone 153. 

Trânsito e transporte coletivo

A Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) manterá os serviços essenciais e de emergência no dia 8. Serão mantidas as operações e a fiscalização nos terminais urbanos e o monitoramento remoto da Central de Monitoramento de Operações. As equipes semafóricas, de trânsito, transporte e de sinalização atuarão normalmente. Para tirar dúvidas sobre circulação ou em situações de emergência no trânsito, a população conta com o Fale Conosco Emdec, pelo telefone 118.

O acesso pode ser feito pelo site www.emdec.com.br/faleconosco e pelo aplicativo que está disponível gratuitamente como “Emdec” nas versões Android e iOS (Google Play e App Store). Os contatos podem ser feitos pelo Chatbot Emdec, disponível na página inicial do site da empresa.

Todos os serviços ofertados pela Emdec podem ser tratados pela ferramenta, sendo uma das opções com atendimento automatizado. A população pode ser atendida pelo WhatsApp (19) 3731-2910, número usado também para ligações a partir de outra cidade ou localidade com DDD diferente. 

Pátio Municipal – O recolhimento de veículos por irregularidades ou infrações de trânsito não será interrompido no dia 8. A liberação de veículos recolhidos ao Pátio Municipal ficará suspensa no feriado, com retorno ao funcionamento normal na segunda-feira (11).

Os profissionais do Pátio atendem na rua Antônio Manuel, 50, próximo à entrada do túnel de pedestres, que liga a Vila Industrial à Estação Cultura, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, e pelo Chatbot Emdec. A ferramenta interativa pode ser usada também para liberação de veículos. O acesso é feito na página inicial do site www.emdec.com.br. O processo de liberação de veículos pelo chat é totalmente on-line. O interessado comparece à Emdec apenas para retirar o veículo do Pátio. Pelo telefone é usado o 118 (opção 5). 

PAI-Serviço – O feriado não interfere no funcionamento do sistema. Os veículos do PAI-Serviço fazem suas viagens de segunda a sexta-feira, das 6h às 23h. No feriado vão circular, como de costume, das 6h às 18h. Os agendamentos também não mudam. Este serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h seguindo o cronograma padrão. 

Os usuários cadastrados no programa agendarão viagens pelo PAI-Serviço como sempre: através do Fale Conosco Emdec, no telefone 118, opção 2 e pelo aplicativo “EMDEC”. 

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

Quem é Evandro Guedes, ex-policial militar que minimizou pena por violar corpos de mulheres mortas

Quem é o empresário de Alexandre Pires, preso por suposto envolvimento com garimpo ilegal?

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -