A ação educativa itinerante que está conscientizando motoristas sobre os níveis de emissão de poluentes dos veículos chega a novos locais nesta semana em Campinas.
A inspeção veicular ambiental gratuita oferecida pela Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) poderá ser realizada no Satélite Íris e na Praça da Concórdia.
Terça e quarta-feira (9 e 10 de agosto): das 9h às 16h, no DG Atacado, na Avenida John Boyd Dunlop- Satélite Íris
Quinta e sexta-feira (11 e 12 de agosto): das 9h às 16h na Praça da Concórdia, localizada na Rua Manoel Machado Pereira – Parque Valença (em frente à Subprefeitura do Distrito de Campo Grande)
Na próxima semana, a inspeção será feita nos dias 18 e 19, no Posto de Informações Turísticas de Sousas, no mesmo horário.
Além da medição dos níveis de poluentes, técnicos da Emdec verificam o funcionamento do motor, vazamentos de óleo e fluido, estado de conservação do escapamento, ausência da vareta medidora do óleo e fixação e conexões das mangueiras. Também são distribuídos folhetos informativos com dicas sobre a manutenção dos veículos.
LEIA MAIS
‘Já desceu com a arma apontando pra mim’, diz motoboy baleado em Campinas
PM encontra 239 tijolos de maconha dentro de carro no DIC 3, em Campinas
A VISTORIA
O processo é feito em uma base móvel equipada com analisadores de gases e opacímetro, que medem a emissão de gases por veículos movidos a gasolina, álcool, gás natural veicular (GNV) e diesel.
Ao final da análise feita com o veículo em aceleração, o condutor recebe um laudo com o diagnóstico. Em caso de reprovação, o relatório indica as possíveis causas, listando os itens do veículo que precisam de atenção.
Segundo a Emdec, a campanha educativa busca contribuir para o controle da emissão de gases e partículas inaláveis na atmosfera, que podem resultar em doenças respiratórias, atingindo especialmente crianças e idosos.
‘Queremos alertar a população sobre como a manutenção preventiva dos veículos colabora para melhorar a qualidade do ar que respiramos’, afirmou o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
Mais de 230 veículos já foram inspecionados
Segundo a Prefeitura, a inspeção veicular ambiental é realizada periodicamente nos veículos prestadores do serviço de transporte público coletivo, fretamento, transporte escolar e táxi. Ao estender o procedimento para a frota circulante em diferentes regiões da cidade, de forma itinerante, a Emdec busca ampliar o alcance da conscientização.
Nos dias 4 e 5 de agosto, a inspeção veicular ambiental foi realizada no Parque Bosque dos Jequitibás. Foram inspecionados 30 veículos, sendo que 24 foram aprovados e seis foram reprovados na análise ambiental.
Entre os meses de abril e maio, a Emdec realizou 12 edições da inspeção ambiental gratuita, no Parque Portugal, no Parque Linear José Mingone e na Praça da Concórdia. Neste primeiro ciclo, 203 veículos foram inspecionados.
Conheça as principais causas de reprovação na inspeção ambiental:
– Funcionamento irregular do motor ou freios;
– Emissão de fumaça visível;
– Vazamentos de óleo, água ou fluidos;
– Escapamento com alteração (corrosão excessiva, furos ou falta de algum componente);
– Nível inadequado de óleo lubrificante e de água;
– Rotação de marcha lenta fora do especificado pelo fabricante;
– Falhas no sistema de injeção eletrônica e bicos de injeção;
– Carburador desregulado;
– Ponto de ignição fora da especificação;
– Velas sujas e desreguladas;
– Catalisador com avarias;
– Motor com desgastes excessivos nos anéis.
LEIA TAMBÉM
Produção de veículos cresce 33,4% em julho, diz Anfavea