Uma nova onda de calor deve se intensificar neste final de semana e elevar os termômetros até 5°C acima da média em todo estado de São Paulo. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a grande maioria das cidades paulistas deve ter máximas superiores a 30°C neste sábado (17) e domingo (18). Porém, o calorão deve ser ainda mais intenso nos próximos dias, segundo os meteorologistas (entenda mais abaixo).
Quais serão os dias mais quentes da onda de calor no estado de SP
Segundo o Climatempo, uma massa de ar quente e seco se estabilizou na região central do país, favorecendo o retorno do calor depois de um início de semana com recordes de frio em algumas cidades de São Paulo. O ar quente e seco vai ganhar mais força a partir deste sábado (17), já com temperaturas mais altas, mas a onda de calor vai começar oficialmente no domingo (18) e deve durar pelo menos até a quinta-feira (22) no país.
Para ilustrar como a nova onda de calor atingirá o país, o Climatempo preparou um gráfico. Quanto mais vermelho, maior o grau de elevação de temperatura. Analisando a imagem, percebe-se que os dias mais quentes no estado de São Paulo serão na quarta (21) e quinta (22), onde a temperatura ficará 5°C acima da média.
Em Campinas, por exemplo, nesses dias, as máximas podem chegar aos 36°C. Já em Ribeirão Preto, a previsão é de calorão de até 37°C em ambos os dias.
O fenômeno deve ser semelhante às últimas ondas de calor que aconteceram no país. O sistema intensifica a circulação de ventos quentes no interior do país, impedindo o avanço de frentes frias.
Alerta de onda de calor
Devido a nova onda de calor, o Inmet emitiu um novo alerta de perigo potencial para temperaturas que podem chegar a 5ºC acima da média.
O alerta de perigo potencial emitido pelo órgão começou ao meio-dia de ontem (16) e segue até segunda-feira (19).
Veja cidades que estão com alerta de perigo
- Campinas
- Piracicaba
- Jundiaí
- São Paulo
- Itu
- Tatuí
- Itapetininga
- Assis
- Presidente Prudente
- Marília
- Araçatuba
- São Carlos
- Jaú
- São José do Rio Preto
- Ribeirão Preto
Estado de SP perto da bolha de calor
De acordo com a previsão da MetSul, o centro da bolha de calor que vai se instaurar no país estará situado na região Centro-Oeste, entre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul. Por estar próximo desse centro, o estado de São Paulo vai sentir os efeitos deste período quente com vários dias de temperatura muito alta.
O pior do calor vai ocorrer no Interior paulista, sobretudo no Oeste, Centro e o Norte do estado, com vários dias em sequência com máximas ao redor e acima de 35ºC.
Veja a previsão do tempo para Campinas
- Sábado (17): mínima de 19°C e máxima de 34°C
- Domingo (18): mínima de 20°C e máxima de 34°C
- Segunda-feira (19): mínima de 17°C e máxima de 33°C
- Terça-feira (20): mínima de 17°C e máxima de 33°C
- Quarta-feira (21): mínima de 18°C e máxima de 35°C
- Quinta-feira (22): mínima de 18°C e máxima de 36°C
- Sexta-feira (23): mínima de 20°C e máxima de 34°C
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Casa pega fogo e mobiliza Corpo de Bombeiros em Piracicaba
Prova automobilística 100 milhas celebra os 257 anos de Piracicaba no domingo