A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) abriu às 10h desta segunda-feira (1º) as inscrições para o vestibular 2023. São oferecidas 2.540 vagas em 69 cursos e o processo fica disponível até 2 de setembro (veja mais abaixo).
O candidato deve preencher um formulário com todas as informações pessoais no site da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) (clique aqui) e ainda pagar uma taxa de inscrição de R$ 192 até 9 de setembro.
O valor só não é obrigatório para 8.454 candidatos, que solicitaram e foram contemplados com a isenção. Deste total, 6.667 são de famílias de baixa renda, com até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio.
AS DUAS FASES
A primeira fase do vestibular da Unicamp terá aplicação em 6 de novembro em 31 cidades paulistas, além de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Salvador (BA). A segunda fase será em 11 e 12 de dezembro.
Esta é a primeira vez que esta etapa do processo acontece no último mês do ano. O período, inclusive, coincide com a Copa do Mundo do Catar, o que fez a organização verificar as datas para evitar os dias de jogos da Seleção Brasileira.
A mudança para dezembro, ainda conforme a Comvest, dá maior prazo para correção e convocações e permite o término do ciclo de provas no mesmo ano.
COMO SERÃO AS PROVAS?
O modelo da prova será o mesmo da edição anterior, quando a primeira fase passou a conter 72 questões a serem resolvidas pelo período de cinco horas.
A segunda fase em dois dias terá avaliações comuns e a redação a todos os candidatos, além de um dia para as provas de conhecimentos específicos.
Antes da primeira fase, no entanto, haverá provas de habilidades específicas para quem planeja cursar música. O processo será em setembro e outubro.
Já para arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança, que também exigem provas específicas, as provas ocorrem entre 4 e 6 de janeiro.
LEIA MAIS
Cpat oferece 242 vagas em Campinas, com salário de até R$ 8 mil
Casal de Campinas cai de paraquedas no mar durante tempestade na Colômbia
Campinas inicia vacinação de profissionais da saúde contra meningite C hoje
LISTA DE LIVROS
A lista de livros obrigatórios no vestibular 2023 é a mesma da edição 2022:
– “Carta de Achamento do Brasil” – Pero Vaz de Caminha;
– “Niketche uma História de Poligamia” – Paulina Chiziane;
– “Tarde” – Olavo Bilac;
– “Bons Dias” – Machado de Assis;
– “Sonetos Escolhidos” – Luís de Camões;
– “Sobrevivendo no Inferno” – Racionais MC’s;
– “O Seminário dos Ratos” – Lygia Fagundes Telles (ficou de fora em 2021 após redução);
– “O Marinheiro” – Fernando Pessoa;
– “A Falência” – Júlia Lopes de Almeida;
– “O Ateneu” – Raul Pompeia;
APROVADOS E MATRÍCULAS
Os primeiros aprovados serão divulgados em fevereiro de 2023. Depois, sete listas devem ser divulgadas pela Unicamp. Com isso, a matrícula on-line foi definida para ocorrer entre 7 e 9 de fevereiro. O semestre começa em março.