O Vestibular da Unicamp 2024 terá quatro questões de ciências humanas a mais e três perguntas de ciências da natureza a menos na 1ª fase, que acontece no dia 29 de outubro. Além disso, as provas específicas da 2ª fase, marcada para 3 e 4 de dezembro, também foram alteradas. Os detalhes foram divulgados pela Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares) nesta terça-feira (21).
No anúncio feito em Campinas, o diretor da comissão que organiza o processo seletivo, José Alves de Freitas Neto, explicou que o total de questões de múltipla escolha foi mantido em 72 na 1ª etapa: serão 21 perguntas de ciências da natureza (biologia, química e física), 20 de humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e ainda 31 questões de matemática, português e inglês.
A alteração foi feita devido a um “desequilíbrio” notado pela Comvest na prova. No ano passado, além das 31 questões de matemática, português e inglês, os estudantes respondiam 24 perguntas de ciências da natureza e 16 de humanas. O objetivo é acompanhar a carga horária atual do ensino médio no Brasil, passando a cobrar, inclusive, filosofia e sociologia nas duas fases do vestibular.
“Nós estamos equilibrando, porque o ensino médio tem uma parte de formação geral obrigatória, composta por português, matemática e inglês, e ciências humanas e ciências da natureza. Estamos trazendo sete questões pra cada uma dessas disciplinas tradicionais que já estavam no vestibular e incluindo na área de ciências humanas três questões de filosofia e três de sociologia”, diz Freitas.
Até o ano passado, segundo o professor, as disciplinas de filosofia e sociologia estavam incluídas nas oito questões de história e de geografia. A novidade, portanto, busca tornar mais justo o processo seletivo, já que candidatos com maior facilidade em humanidades poderiam ser prejudicados.
LEIA TAMBÉM
Unicamp tem mais de 500 pacientes na espera por aparelhos auditivos; fila é de 6 meses
Vídeo flagra momento em que motociclista escapa de ser atropelado por ônibus em Hortolândia
SEGUNDA FASE
Ainda conforme o anúncio da Comvest, o primeiro dia da 2ª fase do vestibular não terá mudanças, já que foram mantidas as 10 questões de português, inglês e ciências e as duas propostas de redação. No segundo dia, porém, as provas específicas para cursos de humanas e de ciências da natureza serão alteradas: antes com seis, os testes passarão a ter quatro questões de matemática no total.
Para os estudantes que escolheram cursos de exatas e tecnológicas, a divisão de questões do ano passado segue inalterada, com seis de matemática. Veja abaixo:
AS PROVAS
1ª fase
São 72 questões de múltipla escolha e prova com duração de até 4 horas.
2ª fase
A avaliação é comum para todos os estudantes chamados. Veja a programação:
- Primeiro dia: avaliação comum para todos os aprovados com a seguinte estrutura: redação, questões dissertativas de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, além de interdisciplinares em língua inglesa.
- Segundo dia: exame terá perguntas dissertativas para todos convocados nas disciplinas de matemática, interdisciplinar de ciências humanas, e interdisciplinar de ciências da natureza. Também serão realizadas provas de conhecimentos específicos, conforme o curso: área de ciências biológicas/saúde (biologia e química), ciências exatas/tecnológicas (física e química), e ciências humanas/artes (geografia e história, incluindo filosofia/sociologia).
TAXA E DATAS
O valor da taxa de inscrição no Vestibular 2024 permanece em R$ 192. As inscrições vão de 31 de julho a 31 de agosto, através da página da Comvest. A solicitação para isenção pode ser feita entre 15 de maio e 5 de junho, e a lista dos contemplados sai em 28 de julho. Ao todo, 10 mil isenções devem ser aprovadas.
A 1ª fase acontece em 29 de outubro. A 2ª está marcada para 3 e 4 de dezembro. Já as avaliações de habilidades específicas serão feitas de 7 a 9 de dezembro.
LEIA MAIS