A madrugada desta sexta-feira (6) foi de combate ao fogo em Campinas, que contou com pelo menos três grandes ocorrências de incêndios em áreas de vegetação. Um dos locais atingidos foi área de reflorestamento no bairro Alphaville. Segundo a empresa responsável, de três mil mudas plantadas, 600 foram queimadas. O local tem cinco hectares e, aproximadamente, metade ficou queimado.
O clarão das chamas predomina desde ontem (5) à noite na cidade, em que o trabalho do Corpo de Bombeiros se estendeu até esta manhã. Todas as queimadas foram áreas de vegetação, mas em grande proporção. Veja imagens de algumas das ocorrências:
Locais dos incêndios em Campinas
A Defesa Civil de Campinas informou que, durante a noite, as ocorrências de incêndios se concentraram nos seguintes locais:
- Rua Domingos Haddad, no Jardim Ipaussurama;
- Avenida Francisco Cândido Xavier, no Villagio Campinas;
- Na Rua Antônio Morato de Carvalho, no Bosque dos Palmeiras.
As chamas atingiram a região às margens do Ribeirão Anhumas, no Jardim Madalena e Fazenda São Quirino. Elas chegaram em parte da vegetação da estação da Maria Fumaça, onde mora a família do caseiro Valdecir Marcos, que cuida do local. “Todo ano tem fogo aqui, alguém passa e taca fogo. O bombeiro vem, apaga, outro dia vêm e acende de novo”, relata ele.
No bairro Village Campinas, o fogo na região de mata cercou a área residencial. O vento forte contribuiu para que as chamas se espalhassem ainda mais.
“O vento acaba sendo um pouco mais forte, então a gente tem que estudar qual a possibilidade de a gente adentrar e onde a gente vai entrar com o caminhão”, comenta o sargento Pontes do Corpo de Bombeiros.
A queimada ainda atingiu a área de uma fazenda e de um clube de campo. Cristiano Emídio, dono do clube, foi até o local durante a noite para avaliar o estrago. “A gente conseguiu dar uma acalmada para não atingir a área social, mas toda a parte de baixo está pegando fogo”, disse ele.
O impacto natural para quem conhece bem as vegetações dessas regiões queimadas é muito grande. “Essa beleza que nós temos nessa região, tão próxima da cidade, perde”, completou Emídio.
*Com informações de Pedro Torres/EPTV Campinas
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA NO ACIDADE ON PIRACICABA
Frente fria alivia, mas calorão persiste em Piracicaba e região
Suspeita de furto esquece chave do carro em farmácia e é presa