Uma ação da Coordenadoria de Fiscalização de Alimentos do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde), com o apoio da Setec (Serviços Técnicos Gerais), recolher cerca de 85 quilos de pescados em uma das peixarias do Mercado Municipal de Campinas. Segundo a Prefeitura, os alimentos estavam sem os padrões de identidade, qualidade e segurança. A fiscalização foi feita depois de denúncia anônima recebida pelo serviço 156.
Além do pescado, foram recolhidos camarões sem selo de inspeção oficial e com rótulo falsificado, além de peixes e siris irregulares. A Administração afirmou que foram inspecionadas outras duas peixarias, que também foram orientadas quanto às adequações no armazenamento, recebimento e manipulação dos pescados.
LEIA TAMBÉM
PM encontra submetralhadora que foi utilizada em roubo a condomínio em Campinas
Vídeos flagram furtos de casinha de cachorro de rua e de placa na região de Campinas
“O cumprimento das boas práticas de manipulação e armazenamento de alimentos e a comercialização de produtos de procedência conhecida e adequada são de suma importância para minimizar o risco dos consumidores desenvolverem doenças transmitidas pela alimentação”, disse a Anne Andréa Dutra dos Santos, responsável pela Coordenadoria de Fiscalização de Alimentos.
Todas as empresas receberão relatório de inspeção e serão devidamente acompanhadas pela Saúde até a realização das adequações cabíveis. Os produtos interditados serão encaminhados para descarte por meio de empresa especializada.
De acordo com a Setec, houve descumprimento das obrigações do permissionário em relação ao decreto 10.081, de 13 de fevereiro de 1990, o que vai acarretar intimação e eventual autuação.
LEIA MAIS
Será que a pandemia de covid-19 acabou? Veja o que dizem especialistas