- Publicidade -
CotidianoVila Industrial pode virar polo turístico; entenda projeto

Vila Industrial pode virar polo turístico; entenda projeto

Objetivos incluem integrar o Parque Ferroviário ao Centro, preservar os tombamentos dos imóveis e gerar empregos

- Publicidade -

Um projeto de lei (PL) protocolado na Câmara de Campinas pretende transformar a Vila Industrial em polo turístico. São quatro objetivos principais: integrar o Parque Ferroviário ao Centro da cidade; preservar os imóveis; promover o patrimônio imaterial da Vila, como o samba, por exemplo; e gerar novos empregos e renda.

- Publicidade -

A Vila fica na região central, foi o primeiro bairro operário de Campinas e tem o maior acervo arquitetônico tombado da cidade. Mas, segundo o projeto de lei, “o tombamento em si não está sendo suficiente para manter, literalmente, em pé essas preciosidades históricas”.

Por isso, a proposta “autoriza o Poder Público a firmar parcerias com universidades, com entidades do terceiro setor e com a iniciativa privada” a fim de que “todas as riquezas do primeiro bairro operário de Campinas possam ser, efetivamente, sustentadas”.

- Publicidade -

Além dos imóveis em si, o projeto visa “promover o patrimônio imaterial de tradições carnavalescas e relacionadas ao samba na Vila Industrial”, além “das tradições dos imigrantes portugueses, italianos, alemães e suíços, e das culturas de açúcar e café, das origens fabris, dos ferroviários e outros”.

Compõem o polo turístico:

  • Parque Ferroviário – composto pela antiga Companhia Paulista de Estradas de Ferro e Companhia Mogiana, incluindo todas as construções civis e espaços vazios;
  • Todos os imóveis já tombados ou em estudo de tombamento dentro dos limites da Vila Industrial;
  • Polígono que contém a rotunda da Fepasa ;
  • Oficina de carros e vagões;
  • Usina geradora;
  • Oficina de locomotivas;
  • Hospedaria dos Imigrantes;
  • Armazém Mogiana;
  • Edifício de baldeação;
  • Oficina Sr. Lemos;
  • Estação da Cia Paulista;
  • Armazém da Cia Paulista.

Trâmite

A Câmara está em recesso parlamentar. Por isso, a tramitação do projeto só será a partir de 5 de fevereiro, quando voltam os trabalhos das comissões permanentes e das votações da Casa.

Para que o projeto da Vila Industrial virar polo turístico se torne lei, ele precisará passar pelas comissões pertinentes ao projeto e depois ser aprovado em duas votações. Após isso, precisa ainda ser sancionado pelo prefeito Dário Saadi (Republicanos). A proposta é do vereador Jorge Schneider (PL).

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: https://bit.ly/2XrTytC

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

Chuva no RJ deixa rastro de destruição e sete vítimas

Corpos de ocupantes de helicóptero são enterrados em São Paulo

- Publicidade -
Raquel Valli
Raquel Valli
Formada em jornalismo pela PUC-Campinas em 1999, tem experiência como repórter, redatora, editora-assistente, produtora, informante e assessora de imprensa. Trabalhou para EPTV, CBN, Correio Popular, Oficina do Estudante e Prefeitura de Campinas. Foi homenageada pela Câmara Municipal com o Diploma de Mérito Jornalístico “Bráulio Mendes Nogueira “pelos relevantes serviços prestados à cidade”. É coach pela SBC e apaixonada por animais. Atualmente, é repórter no a cidade on Campinas.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -