- Publicidade -
CotidianoViracopos distribui ‘Cordão Girassol’ para viajantes com deficiências ocultas

Viracopos distribui ‘Cordão Girassol’ para viajantes com deficiências ocultas

Item pode ser retirado no Balcão de Informações, na área do embarque, ou com os funcionários com o colete amarelo

- Publicidade -

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, deu início a uma ação especial no terminal nesta quinta-feira (23) com a distribuição do ‘Cordão Girassol’ oficial aos passageiros com deficiências não visíveis. A iniciativa partiu de uma parceria com o projeto mundial “Hidden Disabilities Sunflower Awareness”.

A concessionária Aeroportos Brasil, que gerencia o terminal, informou que a ação tem como principal objetivo tornar o aeroporto mais acolhedor e consciente para todos os turistas e visitantes, especialmente aqueles com condições ou deficiências ocultas.

Os cordões poderão ser retirados no Balcão de Informações, no piso de embarque, ou solicitados aos colaboradores com o colete amarelo “Posso Ajudar?”, que circulam no saguão e nos corredores.

De acordo com a assessoria do aeroporto, o passageiro ou seus familiares devem informar à companhia aérea que possuem alguma necessidade especial na compra da passagem.

O movimento

O Hidden Disabilities (HD) Sunflower (Cordão Girassol) é um movimento global que busca familiarizar as pessoas com as deficiências invisíveis. Enquanto alguns de nós experimentamos uma deficiência visível, muitos têm uma deficiência não visível que não é imediatamente aparente para os outros. Estas podem ser temporárias, situacionais ou permanentes, segundo o Projeto HD Sunflower.

Estas deficiências ocultas podem ser neurológicas, cognitivas e de neurodesenvolvimento, bem como físicas, visuais, auditivas, incluindo dificuldades sensoriais e de processamento. Elas também incluem doenças respiratórias, raras e condições crônicas, como asma, diabetes, entre outras.

Uma das várias iniciativas para fazer com que o público em geral possa ter conhecimento dessas doenças e seja capaz de identificá-las foi a criação de um cordão de crachá com desenhos de girassóis, que se tornou o símbolo desta causa.

- Publicidade -

A ideia nasceu em 2016 no aeroporto de Gatwick, na Inglaterra, e até hoje já foi adotada por mais de 200 empresas com atuação na indústria da aviação civil.

O Projeto HD Sunflower foi oficializado no Brasil por meio do Projeto de Lei nº 5.486/2020, que foi aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, além de ter sido sancionado em julho deste ano pela Presidência da República.

O cordão

O Cordão Girassol é uma ferramenta simples para alguém compartilhar voluntariamente que tem uma deficiência ou condição que pode não ser imediatamente aparente, e que pode precisar de ajuda, compreensão ou mais tempo nas lojas, no trabalho, no transporte, ou em espaços públicos.

Segundo a entidade, um em cada sete pessoas possui uma deficiência no mundo. Ou seja, mais de 1.3 bilhão de pessoas vivem com uma deficiência oculta.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

Genro de Araraquara: mulher expõe traição do marido com o pai dela

Professora é demitida após assumir que beijou aluno de 14 anos

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -