O Terminal Rodoviário Ramos de Azevedo e o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, preveem receber, juntos, 377 mil passageiros entre hoje (17) e os próximos dias. Os dois locais prepararam operações especiais durante o ponto facultativo de Carnaval, celebrado na terça-feira (21).
A expectativa é de que o movimento de viajantes aumente a partir desta sexta-feira nos dois terminais. Veja os dias previstos de maior movimento e os principais destinos abaixo.
RODOVIÁRIA DE CAMPINAS
Na rodoviária de Campinas, segundo a concessionária Socicam, a expectativa é que mais de 82 mil passageiros passem pelo local nos dias de Carnaval, que é uma das épocas com maior movimento no terminal todos os anos.
“A sexta, o sábado, a terça e a quarta-feira são os dias com mais movimento e as cidades de Rio de Janeiro, São Paulo, Poços de Caldas, Sorocaba e Belo Horizonte são os destinos mais procurados, assim como os municípios litorâneos de Praia grande, Ubatuba e Guarujá”, informou o terminal.
Pela projeção, o aumento no número de passageiros por dia no terminal deve ser 10% maior do que a média diária do mesmo período do ano anterior.
Assim como em todas as datas festivas, a concessionária prepara um esquema especial de trabalho, e recomenda aos passageiros atenção com os documentos necessários para viagem. As empresas de ônibus também dispõe de mais carros para atender a demanda.
LEIA TAMBÉM
Carnaval em Campinas terá blitze conjuntas contra embriaguez ao volante
Bancos, comércio, serviços: veja o que abre e fecha durante o Carnaval, em Campinas
Veja orientações para os viajantes:
- Todos aqueles que irão embarcar (até mesmo as crianças) devem apresentar documento de identificação original e com foto
- O embarque de crianças e adolescentes menores de 16 anos, que irão viajar desacompanhados ou com responsáveis, precisam de autorização dos pais
- O limite de bagagem é de até 30 kg para bagagem despachada no bagageiro do ônibus e até 5 kg na bagagem de mão e é recomendada a colocação de identificação nas bagagens com etiqueta contendo nome completo e telefone para contato
- É importante o passageiro chegar ao terminal com pelos menos 30 minutos de antecedência do horário marcado na passagem
- A remarcação e reembolso de passagens devem ser feitos até 3 horas antes do horário da partida, diretamente com a empresa de ônibus.
VIRACOPOS
Já o Aeroporto Internacional de Viracopos prevê receber 295 mil passageiros entre hoje e quinta-feira (23). No mesmo período de sete dias estão previstos 2.095 pousos e decolagens de aeronaves de passageiros na pista do aeroporto.
Os dias de maior movimento de passageiros devem ser registrados nesta sexta-feira (17), com 50,6 mil pessoas, na quarta-feira (22), com a expectativa de 45,8 mil pessoas, e na quinta-feira (23), com 45 mil pessoas embarcando ou desembarcando pelo terminal.
O horário de maior pico de movimento de pessoas nesta sexta deve ser registrado entre 17h e 23h30. Já nos dias de retorno do feriado, na quarta-feira e na quinta-feira, os horários de maior movimento de passageiros devem ficar entre 5h e 10h.
Entre os destinos mais procurados, segundo a concessionária, estão as capitais do Nordeste, Centro-Oeste e do Norte do país, além de Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Vitória, cidades do interior de São Paulo, além de Forte Lauderdale (EUA), Orlando (EUA) e Lisboa (POR).
AERONAVES
Além do movimento intenso de aeronaves de passageiros, também estão previstos para o mesmo período mais 275 pousos e decolagens de aeronaves cargueiras de 17 companhias aéreas nacionais e internacionais que, somados aos voos de passageiros, totalizam 2.370 voos no período.
Os dias de maior movimento de aeronaves na pista durante o feriado prolongado devem ser registrados nesta sexta-feira, com 367 pousos e decolagens, na quarta-feira, com 330 voos, e na quinta-feira, com 327 voos.
Estão previstos 76 pousos e decolagens de voos internacionais no período de hoje a quinta-feira, sendo 38 de chegada e 38 de partida.
A operação especial dos feriados prolongados conta com o aumento no número de colaboradores, como atendimento aos passageiros (Posso Ajudar?), segurança, manutenção, limpeza e plantão gerencial. As lojas, cafés, lanchonetes e restaurantes espalhados pelo aeroporto também se preparam para o aumento da demanda previsto para os dias de pico de passageiros.
LEIA MAIS