Campinas terá reforço na segurança para a realização da Virada SP, evento cultural que acontece em diversos pontos da cidade neste sábado (20) e domingo (21).
Com expectativa de receber cerca de 10 mil pessoas durante o final de semana, a Virada SP contará com monitoramento da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal.
“A gente abordou bastante esse assunto. A questão da segurança foi uma prioridade. Então, temos todo o apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal. Mas é obvio que também temos uma segurança privada, com efetivo de mais de 100 pessoas”, relata a secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli.
Além disso, Caprioli salienta que todos os locais serão monitorados por câmeras, tanto interna como externamente. Equipes do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e do Corpo de Bombeiros também estarão presentes no evento.
Segundo a secretária, a Virada SP ainda terá controle de público com contador no caso de eventos fechados. Com isso, Caprioli solicita a colaboração da população.
“A gente só pede o cuidado das pessoas de chegarem com tempo, porque são eventos familiares e o espaço é muito grande. Como a gente vai ter alimentação e cervejarias, vá com tempo para aproveitar”, finaliza.
INVESTIMENTO DE R$ 2 MILHÕES
A Virada SP teve um investimento total de R$ 2 milhões, em Campinas. De acordo com o prefeito Dário Saadi (Republicanos), o evento possui investimento do estado de São Paulo e da Administração municipal, com o valor sendo repartido igualmente.
“O investimento da Prefeitura de Campinas está dentro dos contratos de estrutura para shows que nós já temos. Não é um investimento novo. É um investimento que já estava no orçamento da secretaria de Cultura e que eu vou destinar à essa concentração de eventos e shows”, afirmou o chefe do executivo.
CAPITAL CULTURAL
Campinas foi eleita a Capital Cultural do Estado de 2022 através de um edital realizado para a Virada SP, evento que acontece em vários municípios neste final de semana.
De acordo com o diretor-artístico da Organização Social Amigos da Arte, Zé Mauro Gnaspini, o título foi conquistado mediante a proposta enviada pela Administração municipal e pelos recursos que a cidade oferece à cultura.
“As cidades que recebem esses programas e essas políticas de difusão cultural são selecionadas através de editais. A cidade precisa defender uma proposta. Então, tem uma parte deste edital que versa sobre a potência que a cidade tem em termos culturais e, principalmente o apoio que ela recebe do poder público local em diferentes níveis”, afirma.
Segundo Gnaspini, Campinas possui investimentos em cultura, políticas culturais consolidadas e espaços culturais com grande público.
VIRADA SP
Campinas recebe neste mês a 16ª edição da maratona cultural “Virada SP”. O evento, gratuito e aberto ao público, recebe shows de artistas como Almir Sater, Melim, Marília Correa, Bala Desejo e Juliana Cup.
O evento terá 24h com 60 apresentações distribuídas por 18 pontos da cidade, públicos e privados, como:
- Estação Cultura
- Teatro Castro Mendes
- Praça Correa Lemos
- Praça Bento Quirino
- Biblioteca Municipal Prof.Ernesto Manoel Zink
- Sesc
- MIS (Museu da Imagem e do Som)
Confira a programação completa do evento no site.