- Publicidade -
CotidianoVocê sabia que fogos são proibidos em Campinas e podem multar? Veja valores

Você sabia que fogos são proibidos em Campinas e podem multar? Veja valores

Lei de janeiro de 2017 proíbe a utilização de fogos de artifício que causem poluição sonora, como estouros e estampidos, no município de Campinas
 

- Publicidade -
Soltura de fogos de artíficio é proibida em Campinas (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Soltura de fogos de artíficio é proibida em Campinas (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A virada do Ano Novo está chegando e muitos moradores já estão preparando todos os detalhes para a festa, como a escolha da cor da roupa e o cardápio para a ceia. Neste período, algumas cidades realizam a tradicional queima de fogos, que iluminam a entrada de um novo ciclo. Contudo, você sabia que a soltura de fogos de artifício é proibida em Campinas e que há previsão de multa?

A lei municipal nº 15.367, de janeiro de 2017, proíbe a utilização de fogos de artifício que causem poluição sonora, como estouros e estampidos, no município de Campinas. De acordo com a legislação, a proibição vale para todos os locais, desde recintos fechados e ambientes abertos, de áreas públicas a locais privados.

- Publicidade -

Segundo informou a Prefeitura, a lei “dispõe sobre a proibição da queima, soltura e manuseio de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos”, afirma.

LEIA TAMBÉM

Passagem de ônibus aumenta neste domingo em Campinas; ‘por isso a favela não vence’, diz usuária de transporte

Leão Nagan, do Parque Ecológico de Americana, morre aos 24 anos

 

- Publicidade -

APLICAÇÃO DE MULTAS

Em novembro deste ano, o prefeito Dário Saadi (Republicanos) sancionou uma lei que amplia as restrições e estipula um valor para punição em caso de soltura de fogos no município. A legislação prevê multas que variam entre R$ 420,84 a R$ 2.104,20.

“O descumprimento da regra prevista neste artigo implicará multa administrativa com valor mínimo de 100 (cem) Unidades Fiscais de Campinas – UFICs e valor máximo de 500 (quinhentas) UFICs, a ser estabelecida de acordo com as peculiaridades do caso concreto”, diz trecho da lei.

De acordo com a Administração municipal, mesmo já tendo sido aprovada pela Câmara Municipal de Campinas e sancionada pelo chefe do Executivo, a nova lei está sendo regulamentada “para garantir eficácia plena com aplicação de multa”, disse em nota.

A Prefeitura de Campinas também acrescentou que os moradores podem fazer denúncias contra a queima de fogos na cidade. Nesse caso, eles devem acionar a Guarda Municipal através do telefone 153.

LEIA MAIS

Réveillon: veja como tranquilizar os cães com fobia de fogos de artifício
 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -