- Publicidade -
CotidianoVulnerabilidade social: Campinas registrou 235 menores trabalhando em 2023

Vulnerabilidade social: Campinas registrou 235 menores trabalhando em 2023

Quem flagrar trabalho infantil deve acionar a prefeitura pelo telefone (19) 3235-2288 ou pelo 3235-2159, ou ainda pelo Disque 100

- Publicidade -

Em 2023, Campinas registrou 235 crianças e adolescentes trabalhando nas ruas. Os números foram obtidos pela EPTV via Lei de Acesso à Informação.

Cinco regiões da cidade condensam a maior parte das ocorrências:

- Publicidade -

  • Jardim do Lago
  • Barão Geraldo
  • Campo Belo
  • Cambuí
  • Taquaral

De acordo com a Prefeitura, a Administração municipal faz um trabalho de abordagem, mas ainda existe muita resistência devido à naturalização do trabalho infantil por parte das famílias delas e também da sociedade, que “muitas vezes acredita estar ajudando ao comprar produtos ou serviços das crianças”.

“Nós temos uma entidade parceira financiada pela Prefeitura. Ela faz o atendimento dessas crianças e adolescentes na abordagem. Identificam onde eles moram, qual o núcleo familiaré feito uma pesquisa para saber em qual serviço eles são atendidos, e é identificado o que levou essa criança e esse adolescente a estar ali na rua“, afirma a Secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, Vandecleya Moro.

- Publicidade -

O que deve ser feito?

Quem flagrar trabalho infantil deve acionar a prefeitura pelo telefone (19) 3235-2288 ou pelo 3235-2159, ou ainda pelo Disque 100, que é um serviço de denúncias e proteção contra violações dos direitos humanos que funciona 24 horas por dia.

Vulnerabilidade social

Trabalho infantil não existe na legislação brasileira, informa a advogada Larissa Almeida Rodrigues. Quando ‘ele’ ocorre é dentro de um quadro de vulnerabilidade social do menor.

“Não pode acontecer. O que é permitido em algumas situações são os trabalhos de menores aprendizes, mas que tem um direcionamento específico. Então a criança não vai depender da subsistência daquele trabalho“, informa.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.


Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: https://bit.ly/2XrTytC

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294


LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

Suzane von Richthofen vende sandália falsa de marca de luxo em sua loja

Dia de São Sebastião: veja simpatias e curiosidades

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -