- Publicidade -
CotidianoWhatsApp com inteligência artificial passa a ser usado por todos os centros de saúde  

WhatsApp com inteligência artificial passa a ser usado por todos os centros de saúde  

Todas as 68 unidades básicas já começaram a usar mensagens de chatbot, via WhatsApp, para lembrar marcações e otimizar serviços

- Publicidade -

O uso de IA (Inteligência Artificial) para confirmar agendamentos e reduzir faltas chegou a 100% dos centros de saúde de Campinas na última sexta-feira (24), conforme divulgou a Prefeitura. Com isso, todas as 68 unidades podem usar mensagens via chatbot da assistente virtual “Ana”, pelo WhatsApp, para lembrar os pacientes das marcações de consultas e exames e, com isso, otimizar os serviços. 

A implementação do recurso foi gradativa e começou a ser feita no início da semana, em 12 unidades. O número dobrou na quinta (23), e os demais centros restantes passaram a contar com o recurso a partir desta sexta-feira (24). A expectativa da Saúde é recuperar no período de um ano 84 mil vagas em consultas e exames nos CSs. 

Como identificar o WhatsApp da Saúde? 

O contato do WhatsApp da Saúde é identificado pelo “Acesso Fácil Saúde Campinas”,  e o número que aparece para o paciente é o 19-9-9604-3012.  

A Prefeitura destaca que não é possível enviar mensagens para este contato, e sim apenas interagir para realizar confirmações sobre perguntas feitas via chatbot. 

Quais são as mensagens que a inteligência artificial envia? 

  • Sete dias antes da consulta ou exame, o paciente precisa confirmar a agenda; 
  • Na véspera do agendamento, o paciente recebe um lembrete. 

Expectativa 

A expectativa da Saúde é disparar 70 mil mensagens mensais e, com isso, recuperar no período de um ano 84 mil vagas em consultas e exames nos CSs. A projeção já havia sido divulgada pela pasta em abril, quando foram apresentados resultados de testes sobre a ampliação do uso de IA (relembre aqui).

“Precisamos cada vez mais otimizar os recursos da Saúde para qualificar o atendimento e corresponder ao aumento da demanda por serviços, principalmente após o período mais crítico da pandemia de covid-19. É um método seguro e que traz benefícios tanto para o paciente, que será lembrado sobre o agendamento e pode eventualmente alterar a marcação, e aos centros de saúde na medida em que podem agilizar atendimentos com recuperação de vagas”, explicou o secretário de Saúde, Lair Zambon. 

Cenário atual 

Segundo a Prefeitura, atualmente, a média de faltas no SUS Municipal para consultas e exames está estimada em 30% da agenda. Testes realizados pela pasta em fevereiro mostraram que o WhatsApp permite um alcance mais efetivo de pacientes, quando comparado ao sistema URA (ligações por robôs), e a diminuição das faltas foi de até dez pontos percentuais.  

Além disso, a “Ana” começou a funcionar em fevereiro e a Saúde aposta na popularização do recurso, ou seja, que as pessoas conheçam cada vez mais este recurso on-line. 

- Publicidade -

Na prática, a nova ação do programa “Acesso Fácil Saúde Campinas” tem como principais objetivos:  

  • Ampliar o acesso dos pacientes ao SUS Municipal; 
  • Reduzir as faltas para potencializar os serviços ofertados; 
  • Otimizar as vagas disponíveis para outros usuários do sistema a partir da disponibilidade com a informação prévia de ausência em agendamentos. 

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Mega-Sena: duas apostas da região acertam quina e faturam R$ 143,5 mil

Cerca de 800 pessoas acompanharam treinos da Seleção Brasileira de Caratê em Piracicaba

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -