- Publicidade -
EconomiaContratações em bares e restaurantes crescem, mas setor tem ainda 16 mil vagas

Contratações em bares e restaurantes crescem, mas setor tem ainda 16 mil vagas

Setor está com dificuldades de contratar e de permanecer com profissionais nos estabelecimentos; especialistas explicam o motivo

- Publicidade -

Apesar do crescimento no número de contratações, o setor de bares e restaurantes, na região de Campinas, está com dificuldades de encontrar profissionais para trabalhar e que ainda estejam dispostos a permanecer nos estabelecimentos.

Leia também: Imposto de Renda: mais de 57 mil não entregaram declaração na região; prazo acaba hoje

Na região de Campinas, há cerca de 16 mil vagas de emprego em aberto, representando 20% das vagas do setor. E essa situação não é de hoje, segundo André Mandeta, presidente da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) Regional Campinas.

“Os bares e restaurantes da região de Campinas encontram dificuldades há muito tempo para preencher seus quadros (de funcionários)”, disse.

O bar Dom Brejas, por exemplo, tem nove vagas abertas. Contratou 40 pessoas este ano, mas desses, apenas 11 permaneceram. No Bar do Miúdo, a situação não é diferente. Foram sete contratados em 2024, mas ainda faltam três para contratar, mas não há mão de obra qualificada.

- Publicidade -

As vagas

O setor de bares e restaurantes criou 41 novas vagas na RMC em abril, com saldo de 279 empregos neste ano. E, em abril, especificamente, houve o terceiro mês seguido de altas em termos de contratações.

Os dados são do Ministério do Trabalho, por meio do Caged (Cadastro Geral de Empregos e Desempregado), divulgados esta semana.

Além disso, das 20 cidades da RMC, 12 (60%) tiveram saldo positivo. “Em abril, o setor contratou 3.051 pessoas (abaixo dos 3.091 de março) e demitiu 3.010 (foram 2.913 demissões no mês anterior) com saldo de 41 empregos gerados (ante os 178 de abril). Mesmo com a redução, o setor acumula a geração de 279 empregos no ano. Apenas em janeiro o saldo foi negativo”, informou a Abrasel com base no Caged.

Os números da região refletem os dados divulgados pelo IBGE em abril de 2024. Nos últimos 12 meses o setor apresentou um aumento de 1,7% no número de pessoas empregadas. Ainda de acordo com a Abrasel, em 2023 o setor criou no País 170 mil novos postos de trabalho, considerando os cargos de garçom e chefe de cozinha.

Mas, por quê dessa rotatividade nos bares e restaurantes?

De acordo com a especialista em recursos humanos Jacqueline Resch, a alta rotatividade dos colaboradores pode ocorrer por vários motivos. “Talvez eles tenham encontrado uma oportunidade mais vantajosa em termos de remuneração, benefícios ou ambiente de trabalho, ou busquem um lugar com menos pressão. Também podem sair devido a um clima organizacional negativo, onde não se sentem confortáveis ou valorizados”, explicou.

Um dos maiores desafios para o setor é a contratação de pessoas que gostem e que saibam lidar diretamente com o público. A também especialista em recurso humanos, Márcia Matta, lembra que a remuneração por si só não é capaz de manter o funcionário em uma empresa. “É importante uma remuneração justa, mas também são necessárias boas políticas internas”, esclareceu.

Para Jacqueline, a saída para as empresas é encontrar um equilíbrio entre gestão e qualidade de vida dos funcionários. “O tipo de chefe que apenas dá ordens e só repreende não tem mais espaço, especialmente considerando que em muitos bares e restaurantes os funcionários são jovens, pessoas que têm uma perspectiva diferente do mundo”, pontua.

Ainda de acordo com Jacqueline, a fidelização dos funcionários depende ainda de um senso de propósito. “Quando os colaboradores se sentem valorizados e engajados com o propósito da empresa, estão mais propensos a permanecerem em seus cargos por mais tempo. Isso resulta em uma equipe estável e coesa”, ressalta.

Em suma, “não basta apenas oferecer salários competitivos, mas também é preciso promover uma cultura organizacional que priorize o desenvolvimento pessoal, o reconhecimento e o senso de pertencimento do colaborador”.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Claro Cristal toca Clube da Esquina de graça em Piracicaba: veja onde

Forró de Terno se apresenta nesta sexta-em Piracicaba; veja onde

- Publicidade -
Raquel Valli
Raquel Valli
Formada em jornalismo pela PUC-Campinas em 1999, tem experiência como repórter, redatora, editora-assistente, produtora, informante e assessora de imprensa. Trabalhou para EPTV, CBN, Correio Popular, Oficina do Estudante e Prefeitura de Campinas. Foi homenageada pela Câmara Municipal com o Diploma de Mérito Jornalístico “Bráulio Mendes Nogueira “pelos relevantes serviços prestados à cidade”. É coach pela SBC e apaixonada por animais. Atualmente, é repórter no a cidade on Campinas.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -