- Publicidade -
EconomiaImposto de Renda: Receita paga nesta sexta segundo lote de restituição

Imposto de Renda: Receita paga nesta sexta segundo lote de restituição

O pagamento será realizado na conta ou chave Pix do tipo CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) informada na declaração do Imposto de Renda

- Publicidade -

 

A Receita Federal irá creditar nesta sexta-feira (30) as restituições do segundo lote de 2023 para cerca de cinco milhões de contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. Esse lote também inclui restituições residuais de anos anteriores.

O pagamento será realizado na conta ou chave Pix do tipo CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, ele deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar o extrato da declaração. Se houver alguma pendência, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar pelos próximos lotes da malha fina.
 

Ao todo, serão contemplados 5.138.476 contribuintes, que receberão um total de R$ 7,5 bilhões. A Receita Federal informou que todo o valor será destinado aos contribuintes com prioridade no reembolso.

LEIA TAMBÉM
Ônibus com passageiros tomba na Anhanguera após acidente em Sumaré; Águia pousa na pista

Concursos públicos em Campinas: Veja vagas, áreas e salários

- Publicidade -

A maioria dos contribuintes (3.490.513) informou a chave Pix do tipo CPF na declaração do Imposto de Renda ou utilizou a declaração pré-preenchida. A partir deste ano, essa informação do Pix dá prioridade no recebimento.

Os demais contribuintes possuem prioridade legal, sendo 130.088 idosos acima de 80 anos, 978.397 entre 60 e 79 anos, 70.589 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave, e 468.889 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

A consulta poderá ser realizada na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte acessar a seção “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, clicar no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta por meio do aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

Caso a restituição não seja depositada na conta informada na declaração, por exemplo, se a conta estiver desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome por meio do Portal BB ou entrar em contato com a Central de Relacionamento do banco pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone exclusivo para deficientes auditivos).

Se o contribuinte não resgatar o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve – acessando o menu Declarações e Demonstrativos – clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, no campo Solicitar restituição não resgatada na rede bancária.

LEIA MAIS
Julgamento de Bolsonaro: TSE entra na quarta sessão; confira
 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -