A CPFL Paulista detalhou quais serão os aumentos na conta de luz a partir desta segunda-feira (8) em Campinas e outras cidades. O reajuste médio é de 1,46% e as cobranças serão aplicadas, proporcionalmente, nas faturas de abril. Veja:
Residências e pequenos comércios: 1,77%
Indústrias e grandes comércios: 0,80%
De acordo com a empresa responsável pelo serviço em diversos municípios da região, os dias anteriores deste mês terão cálculos feitos com a tarifa antiga.
Por que a conta de luz vai ficar mais cara?
Na alegação da CPFL, o reajuste aprovado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) levou em conta a atualização dos custos com a compra de energia, sistema de transmissão, distribuição da energia elétrica e o que define como “encargos setoriais” a partir das regras estabelecidas para o setor.
A justificativa também atribui a medida à redução do aporte causado pela privatização da Eletrobrás, mas faz algumas ponderações sobre o cenário.
“Por outro lado, em relação aos custos gerenciados pela distribuidora, houve redução devido à variação anual negativa do IGP-M, de 4,26%, descontada do Fator X, mecanismo de compartilhamento de ganhos de produtividade ao consumidores”, concluiu o posicionamento enviado à imprensa da região.
Cidades que terão aumento na conta
Na RMC (Região Metropolitana de Campinas), a medida vale para locais:
Americana
Amparo
Campinas
Hortolândia
Monte Mor
Morungaba
Paulínia
Sumaré
Valinhos
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
IPTU de Limeira começa a vencer no dia 10; veja como acessar boletos
Clientes denunciam rede de lojas da região que fechou portas sem entregar produtos pagos