O WEC (World Endurance Championship ou Campeonato Mundial de Endurance) realiza sua sexta e última etapa na temporada de 2022 neste final de semana. A decisão que vai definir o campeão da categoria principal, a Hypercar, começa a partir das 8h do Bahrein.
Estão na disputa direta os trios do Toyota #8 (o neozelandês Brendon Hartley, o japonês Ryo Hirakawa e o suíço Sebastien Buemi) e do Alpine #36, que tem em sua tripulação o brasileiro André Negrão, além dos franceses Matthieu Vaxiviere e Nicolas Lapierre. Os dois trios estão empatados com 121 pontos.
LEIA TAMBÉM
Viracopos, em Campinas, tem exposição de 50 anos do GB Brasil de F1 com capacete de Sena; veja fotos
Brasil ganha protagonismo com mudanças por combustíveis ecológico
O segundo Toyota do grid, de número sete, tem como tripulação o argentino José Maria Lopez, o japonês Kamui Kobayashi e o britânico Mike Conway. O trio está em terceiro, com 95 pontos, e corre por fora na disputa pelo título.
A oportunidade de ser campeão para Negrão é histórica, já que até hoje nenhum brasileiro ganhou o Mundial de Endurance na categoria principal desde seu início em 2012. Antes, na fase em que o campeonato de provas de resistência era chamado de Campeonato Mundial de Protótipos, de 1953 a 1992, o Brasil chegou a conquistar o título com o paranaense Raul Boesel, em 1987, pela equipe da Jaguar. Em 2022, exatos 35 anos depois, o país tem a chance de repetir o feito.