O prêmio Rei da América definiu nesta segunda-feira (27) seus quatro finalistas. Bicampeão da Libertadores em 2021, Gustavo Gómez é o único representante do Palmeiras na disputa. O zagueiro paraguaio compete ainda com os brasileiros Hulk, do Atlético-MG, e Gabriel, do Flamengo, além do atacante argentino Julián Álvarez, do River Plate.
Hulk foi artilheiro do Campeonato Brasileiro em 2021 (19 gols) e ajudou o Atlético-MG a chegar às semifinais da Libertadores, sendo eliminado pelo campeão Palmeiras. Gabriel, por sua vez, carimbou a artilharia da principal competição continental, assinalando 11 tentos. Julián Álvarez, de 21 anos, foi campeão argentino com o River Plate.
Único defensor na disputa, Gustavo Gómez se destacou na campanha do título da Libertadores, conquistado há um mês em Montevidéu sobre o Flamengo, ao iniciar a jogada do primeiro gol do Palmeiras na decisão. O paraguaio foi o responsável pelo lançamento que encontrou Mayke na ponta. O lateral-direito cruzou, e Raphael Veiga balançou as redes.
O último vencedor da premiação entregue pelo jornal uruguaio El País foi o atacante Marinho, do Santos, fugindo à tradição de entregar o prêmio para jogadores campeões da Libertadores. Gabriel e Luan (Corinthians) ganharam o título de melhores da América em 2019 e 2017, respectivamente. Neymar já levou o troféu duas vezes, em 2011 e 2012.
A eleição do Rei da América segue pelo site do periódico uruguaio ao longo da noite desta segunda-feira. O jornal também elegerá o time ideal e o melhor treinador de 2021.