A ex-jogadora de vôlei Isabel Salgado, a Isabel do Vôlei, morreu nesta quarta-feira (16) aos 62 anos. No começo da semana Isabel havia sido sido nomeada para gabinete de transição de Lula. Ela estava internada no Hospital Sírio-Libanês na capital paulista. A causa da morte não foi divulgada.
Isabel foi uma das principais jogadoras de vôlei da seleção brasileira da década de 1980 e dona de seis medalhas em Mundiais. Participou das olimpíadas de 1980, em Moscou, na extinta URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), e na de 1984, em Los Angeles, nos EUA (Estados Unidos da América).
Ela também havia sido anunciada nessa semana como um dos nomes para compor o grupo de esportes da equipe de transição do governo Lula. Junto com ela foram anunciados a ex-jogadora de vôlei Ana Mozer e o ex-jogador de futebol Raí.
LEIA TAMBÉM
Último show de Gal Costa em Campinas foi cancelado; cantora morreu nesta quarta
Ex-governador de São Paulo, Luiz Antônio Fleury Filho morre aos 73 anos
Maria Isabel Barro Salgado Alencar nasceu no Rio de Janeiro em 2 de agosto de 1960. Começou a jogar vôlei no Flamengo. Ela deixou cinco filhos: Maria Clara (ex-jogadora de vôlei de praia), Carol Solberg e Pedro Solberg (jogadores de vôlei de praia), Pilar e Alisson.
Ela foi pioneira quando se tornou a primeira mulher brasileira a jogar profissionalmente no exterior, ainda uma novidade em uma época em que o vôlei começava a se profissionalizar no Brasil. Depois, ela abriu caminho para o vôlei de praia no Brasil, sendo pioneira no Circuito Mundial, quando a modalidade chegava ao programa olímpico. Em 1994, chegou a ganhar, com Roseli, uma etapa em Miami.
Naquela época, ela já era mãe. Seus três filhos tiveram carreira sólida no vôlei de praia. Carol Solberg é uma das favoritas a ir aos Jogos de Paris — atualmente atua com Bárbara. Seu filho Pedro foi bronze no Mundial de 2015 e campeão do circuito mundial em 2008. Maria Clara, a filha mais velha de 39 anos, se aposentou.
LEIA MAIS
Copa do Mundo chega à 22ª edição no Catar; saiba como surgiu