- Publicidade -
EsportesSão Bernardo, de Campinas, disputa final da Taça das Favelas neste sábado

São Bernardo, de Campinas, disputa final da Taça das Favelas neste sábado

Equipe campineira enfrenta o Jardim Ibirapuera, na Arena Barueri, com transmissão da TV Globo

- Publicidade -
São Bernardo (de uniforme escuro) em partida do torneio. (Foto: Divulgação)
São Bernardo (de uniforme escuro) em partida do torneio. (Foto: Divulgação)

O São Bernardo, campeão da Taça das Favelas de Campinas, é o finalista da versão estadual do torneio. A disputa do troféu Nivaldo Barreto será no próximo sábado (8), na Arena Barueri, às 15h30, contra o Jardim Ibirapuera, da capital paulista. A partida terá transmissão da TV Globo. No total, 128 equipes entraram na competição. Cada time tinha direito de selecionar até três jogadores sub-18 e o resto do elenco é composto com atletas com menos de 16 anos.

A competição é organizada pela Cufa (Central Única das Favelas) em parceria com a InFavela. “Foram dias de intensa emoção na Vila Manchester. Agora chegou a hora de lotarmos a Arena Barueri, assim como fizemos com o Pacaembu, em 2019, para consagrar de vez, em São Paulo, o maior campeonato de futebol entre favelas do mundo”, comemorou Geovana Borges, diretora institucional da Cufa.

 

 

LEIA MAIS

Cobertura vacinal de Pólio chega a 50%, em Campinas

Campinas terá nova frente fria com temporais a partir desta quinta

- Publicidade -

 

 

Leandro “Boi”, técnico do time, diz que a equipe representa cada bairro de Campinas na decisão e que o título será de todos. Os principais destaques da equipe são os gêmeos Guilherme e Gabriel, meio-campista e atacante do time. O treinador ressalta que os dois são os que mais correm na equipe. 

O auxiliar técnico da equipe, Victor Hugo, também fala sobre a representatividade da equipe. “A expectativa nossa aqui na cidade é muito grande, onde moramos todo mundo veio falar com a gente, perguntar que dia que será a final, que estão torcendo pra gente. Então, nossa expetativa é sair de Campinas, chegar até Barueri, jogar bola com muito respeito, conquistar o título, voltar e comemorar bastante”, completou o auxiliar.

O adversário do São Bernardo, Jardim Ibirapuera, é treinado por Simone de Azevedo. “Está todo mundo muito motivado. É a final das nossas vidas. Os meninos estão treinando muito bem e muito focados, e só falam nisso no treinamento. Vamos entrar com a mesma garra, moral e respeito que começamos o campeonato”, analisou a treinadora.

Depois das finais, os jogadores que se destacarem nos torneios estaduais irão compor a Seleção do Estado na Taça das Favelas Brasil, o Favelão 2022, que acontece em novembro deste ano. A final também será na Arena Barueri.

O CAMPEONATO

A Taça das Favelas completa 10 anos, em 2022. A competição é considerada a maior competição entre favelas do mundo. No Rio de Janeiro, são mais de 240 favelas que estão integradas no torneio. As equipes participantes promovem os Dipe´s (Dias de Peneiras) que selecionam mais de 400 garotos e impacta diretamente a vida de 96 mil jovens.

Em São Paulo, a primeira edição aconteceu em 2019. Mais de 40 mil pessoas acompanharam as finais no Estádio do Pacaembu. As partidas tiveram transmissão ao vivo do Sportv e da Globo.

OBJETIVOS

A Taça das Favelas reúne, além de futebol, a integração social. A organização do campeonato oferece, antes do início dos jogos, workshops sociais para jogadores e técnicos, que vão desde cuidado com a alimentação até educação financeira.

O volante Patrick de Paula jogou a Taça das Favelas Rio pelo Complexo Santa Margarida, foi revelado e se profissionalizou no Palmeiras, onde fez o gol do título do Paulista de 2020, na disputa de pênaltis, contra o Corinthians. Ele jogou a edição carioca do maior campeonato de futebol entre favelas do mundo nos anos de 2015, 2016 e 2017.

Em março de 2022, o jovem foi adquirido pelo Botafogo, por valor de mais de R$ 30 milhões, por 50% dos seus direitos econômicos. Tornando-se, assim, a contratação mais cara da história da estrela solitária

FINAL FEMININA

Antes da final masculina, acontece, também no sábado, a decisão feminina, às 14h. A equipe de Paraisópolis, que perdeu em 2019, para o Complexo da Casa Verde, no Pacaembu, volta à decisão, desta vez contra a Favela do Campanário. O técnico Bruno Melo do Paraisópolis, disse que a equipe vem mais focada para a final. “É muito grande estar numa segunda final de Taça das Favelas. São duas Taças e duas finais! Isso é muito gratificante para as meninas. Dessa vez, elas estão mais focadas. O grupo vai entrar mais focado do que da outra final”, afirmou Melo.

As meninas da Favela do Campanário fazem a sua primeira final, e esperam surpreender a comunidada, que, recentemente, completou 100 anos, na final feminina, na Arena Barueri. “A expectativa aqui está muito grande. Não estamos nem conseguindo dormir direito. Nos treinos, trabalhamos muito posicionamento e acredito que vamos fazer um grande jogo”, disse Jean Sales, técnico da Favela do Campanário.

LEIA TAMBÉM

Torneio de beach tennis Arena CBN 241 começa hoje, com transmissão do Tudo EP; veja programação
 

 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -