Campeão da Taça das Favelas de Campinas, o São Bernardo ficou com o vice-campeonato na edição estadual do torneio. O time campineiro foi superado nos pênaltis pelo Jardim Ibirapuera, da capital paulista, neste sábado (8). A partida aconteceu na Arena Barueri, contou com a presença das duas torcidas e teve transmissão ao vivo da TV Globo.
A equipe de Campinas saiu na frente no primeiro tempo do jogo, com Zanotto, sofreu o empate no segundo, após gol de Fellipe Brito, e teve que disputar os pênaltis após não conseguir transformar em gols as chances que teve. Na disputa derradeira, porém, perdeu duas cobranças, foi superado por 4 a 3 e viu o adversário levantar o troféu Nivaldo Barreto.
O CAMINHO
No total, 128 equipes entraram na competição. Cada time tinha direito de selecionar até três jogadores sub-18 e compor o resto do elenco com atletas com menos de 16 anos. A competição é organizada pela Cufa (Central Única das Favelas) em parceria com a InFavela.
Agora, depois das finais, os jogadores que se destacarem nos torneios estaduais irão compor as seleções de cada estado na Taça das Favelas Brasil, o Favelão 2022, que acontece em novembro deste ano. A final também será na Arena Barueri.
LEIA MAIS
Copa do Mundo: faturamento deve crescer 25% na região de Campinas
Classificado, Brasil faz 3 a 1 e segue invicto jogando contra a Bélgica
O CAMPEONATO
A Taça das Favelas completa 10 anos, em 2022. A competição é considerada a maior competição entre favelas do mundo. No Rio de Janeiro, são mais de 240 favelas que estão integradas no torneio. As equipes participantes promovem os Dipes (Dias de Peneiras) que selecionam mais de 400 garotos e impacta diretamente a vida de 96 mil jovens.
Em São Paulo, a primeira edição aconteceu em 2019. Mais de 40 mil pessoas acompanharam as finais no Estádio do Pacaembu. As partidas tiveram transmissão ao vivo do Sportv e da Globo.
OBJETIVOS
A Taça das Favelas reúne, além de futebol, a integração social. A organização do campeonato oferece, antes do início dos jogos, workshops sociais para jogadores e técnicos, que vão desde cuidado com a alimentação até educação financeira.
O volante Patrick de Paula jogou a Taça das Favelas Rio pelo Complexo Santa Margarida, foi revelado e se profissionalizou no Palmeiras, onde fez o gol do título do Paulista de 2020, na disputa de pênaltis, contra o Corinthians. Ele jogou a edição carioca do maior campeonato de futebol entre favelas do mundo nos anos de 2015, 2016 e 2017.
Em março de 2022, o jovem foi adquirido pelo Botafogo, por valor de mais de R$ 30 milhões, por 50% dos seus direitos econômicos e se tornou a contratação mais cara da história do alvinegro.
FINAL FEMININA
Também neste sábado, a decisão feminina foi vencida pela favela de Paraisópolis, da capital, que superou a favela do Campanário , de Diadema, por 1 a 0 no tempo normal. O gol foi marcado logo aos 7 minutos da primeira etapa por Natany. Campanário até pressionou durante a etapa complementar e chegou a acertar o travessão, mas não conseguiu empatar e viu as adversárias levantarem a taça.
LEIA TAMBÉM