A Taça EPTV de Futsal surgiu em 1985, com a intenção de unir esporte e responsabilidade social. O torneio promove o desenvolvimento da modalidade nas regiões de abrangência da emissora: Central, Campinas, Ribeirão Preto e Sul de Minas. Há 37 anos, a competição revela novos talentos do futebol de salão e mobiliza jogadores, torcedores, técnicos de até 268 cidades da área de cobertura da emissora.
O evento dura cerca de dois meses e tem a grande final transmitida pela EPTV. Participam uma equipe de cada cidade, que se inscrevem em um formulário online. Após o prazo de inscrições ser encerrado, os dirigentes das equipes se reúnem em um Congresso Técnico. A sede do evento varia a cada ano e a equipe que representa o município participa do primeiro jogo do torneio, que começa após uma cerimônia de abertura. O regulamento é desenvolvido em parceria com a Federação Paulista de Futebol de Salão.
LEIA MAIS
Consignado do Auxílio Brasil: veja o que fazer se teve empréstimo negado
Defesa Civil emite alerta de tempestade com raios, rajada de vento e granizo na região de Campinas
“O futsal da EPTV, ao longo de sua trajetória, foi ganhando importância, respeito e o envolvimento de todos os apaixonados por este esporte. É um projeto que vai além do esporte, pois integra toda uma região e se tornou um evento esperado por toda a comunidade, que quer ver a sua cidade ser representada em quadra e divulgada pela emissora”, disse o Diretor de Relações Institucionais da EPTV, Rádio e Eventos, Paulo Brasileiro.
Por causa do sucesso do torneio, nasce a Supertaça ETPV de Futsal, que vai reunir campeões e vices da Taça EPTV de Futsal das quatro regiões de cobertura da emissora entre os dias 3 e 5 de novembro. A primeira edição, será sediada em Poços de Caldas (leia mais abaixo).
TAÇA EPTV DE FUTSAL RIBEIRÃO
A Taça EPTV de Futsal nasceu em Ribeirão Preto, em 1985, cinco anos depois da fundação da emissora na cidade. Idealizada pelo fundador da afiliada, José Bonifácio Coutinho Nogueira, logo na primeira edição, a competição reuniu 51 das 66 cidades da área de cobertura da EPTV Ribeirão Preto. Rapidamente, a Taça se consolidou e mais municípios entraram na disputa, buscando formar times cada vez mais competitivos. Por causa do torneio, escolinhas de futsal foram criadas e ginásios foram reformam reformados e construídos.
Veja a lista de campeões da Taça EPTV de Futsal Ribeirão
TAÇA EPTV DE FUTSAL CAMPINAS
Logo no ano de criação do torneio, em 1985, Campinas teve sua Taça EPTV de Futsal. Foram sete edições até 1991. Depois de um hiato de 31 anos, a 8ª edição do torneio aconteceu em 2022. A equipe de Indaiatuba ficou com o título e Louveira foi a segunda colocada. O campeonato teve a artilharia de Felipe Honorato Silva, de Iracemápolis (3º colocado na competição), Fabio Donizete França, de Louveira, foi eleito o melhor goleiro e Juliano Ripabelo, de Indaiatuba, o melhor técnico. O atleta em destaque foi João Paulo Luiz de Indaiatuba. Em 60 partidas foram 348 gols marcados e só 85 cartões amarelos.
TAÇA EPTV DE FUTSAL SUL DE MINAS
A Taça EPTV de Futsal chegou ao Sul de Minas em 1989, quando a emissora foi implantada em Varginha. Um dos maiores desafios foi a distância entre as cidades da região. Ao mesmo tempo que o campeonato era um desafio, se tornou uma nova experiência para os moradores dos municípios participantes.
Veja a lista de campeões da Taça EPTV de Futsal Sul de Minas
TAÇA EPTV DE FUTSAL CENTRAL
A Taça EPTV de Futsal chegou a São Carlos em 1990, sendo a quarta praça a receber a competição. Nessa primeira edição, 19 das 42 cidades com cobertura da EPTV Central participaram do torneio, que hoje conta com a participação de todos os municípios cobertos pela emissora.
Veja a lista de campeões da Taça EPTV de Futsal Central
1ª SUPERTAÇA EPTV DE FUSTAL
Entre os dias 3 e 5 de novembro, os campeões e vices da Taça EPTV de cada praça de cobertura da emissora vão se reunir no Ginásio Poliesportivo Doutor Arthur de Mendonça Chaves, em Poços de Caldas, para disputar a 1ª Supertaça EPTV de Futsal. O campeonato vai ser transmitido online pelo Tudo EP e a grande final, disputada no dia 5 às 14h30, terá transmissão ao vivo da EPTV.
AS EQUIPES
Pela Taça EPTV de Futsal Campinas, se classificaram a campeã, Indaiatuba, e Louveira, vice. No torneio organizado pela EPTV Central, Bueno de Andrada, que ficou com o título, e Rio Claro disputam a Supertaça. Da área de cobertura da EPTV Ribeirão, vem o time tetracampeão, Luiz Antônio, e o vice em 2022, Viradouro. Os representantes do Sul de Minas serão o tricampeão Campanha e o vice neste ano, Três Pontas.
CALENDÁRIO
Na quinta-feira (3), serão disputadas as quartas de final da competição. Todas as partidas desta fase terão transmissão do Tudo EP. Quem quiser acompanhar os jogos no Ginásio, pode doar 1 kg de alimento não perecível, mas o evento é gratuito. Confira os confrontos:
Q1: 17h Bueno de Andrada X Três Pontas
Q2: 18h Indaiatuba X Viradouro
Q3: 19h Luiz Antônio X Louveira
Q4: 20h Campanha X Rio Claro
Na sexta-feira (4), é dia das semifinais, também com transmissão do Tudo EP. Veja os horários dos confrontos:
19h Q1 X Q2
20h Q3 X Q4
A grande final vai acontecer no sábado (5), às 14h30, e será transmitida ao vivo para as quatro praças da EPTV.
ANO DE ESTREIA
A primeira edição da Supertaça EPTV chega para maximizar o que guia, há 37 anos, a realização da Taça EPTV de Futsal: a integração entre municípios, o fomento ao esporte e o desenvolvimento regional da modalidade, com a mobilização de técnicos, jogadores e torcedores das cidades participantes.
Paulo Brasileiro, diretor de Relações Institucionais do Grupo EP, reforça a importância do campeonato não somente para a evolução do esporte, mas também para o desenvolvimento da comunidade. “Através do futsal, nós estamos integrando cada vez mais as quatro regiões atendidas pela EPTV, gerando uma oportunidade para os municípios se conhecerem e ampliarem seus potenciais”, destaca.
SERVIÇO
Supertaça EPTV de Futsal
Quando: 3, 4 e 5 de novembro de 2022
Onde: Ginásio Poliesportivo Dr. Arthur de Mendonça Chaves – Avenida Mansur Frayha, s/n Jardim Elizabete Poços de Caldas/MG
Entrada: Gratuita (a doação de 1 kg de alimento não perecível é opcional)